Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

curiosidade: por que motivo estão as iguanas a cair das árvores nos Estados Unidos?

 “Entramos no território de ‘iguanas em queda’, já que as temperaturas rondam os quatro graus negativos em toda a região do Broward e de Miami-Dade”, informou o serviço meteorológico, aproveitando para explicar que as iguanas podem cair das árvores quando as temperaturas baixam, não por estarem mortas, mas apenas imobilizadas devido ao frio.
Foto: Slawek K/Unsplash

“Não se aproximem”, avisaram os serviços meteorológicos às pessoas, no caso de verem iguanas no chão com ar de mortas, lembrando que com o sol a aparecer “elas vão-se mover”.“As iguanas são animais de sangue frio. Diminuem a velocidade ou podem ficar imóveis quando as temperaturas caem para quatro a nove graus negativos”, realçou ainda o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.

Mas o frio é algo “muito, muito ameaçador”, para estes animais, que são provenientes de zonas perto do Equador, da América Central e do Sul, onde o clima é quente. Se a maioria sobrevive a períodos de imobilização, as temperaturas negativas não deixam de ser uma ameaça à sobrevivência da espécie, advertem zoólogos.

“Os seus corpos basicamente começam a desligar, elas perdem suas funções vitais, e porque fica muito frio perdem a capacidade de se segurarem e caem muito ao ficar a dormir nos galhos das árvores”,  explicou a zoóloga Stacey Cohen, especialista em répteis do Palm Beach Zoo na Florida, à cadeia televisiva WPBF e citada pelo britânico “The Guardian”.

As iguanas verdes não são nativas da Florida, e foram acidentalmente introduzidas na região em navios de carga e de forma clandestina, sendo consideradas uma espécie invasora, lembra ainda o “Guardian”.

Por muito estranho que possa parecer, o aviso meteorológico de “chuva de iguanas” não é uma novidade para a população da Florida, que em fevereiro do ano passado recebeu um alerta semelhante. @ Expresso

Sem comentários: