Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

cultura: Saramago, Agustina e Temporada Cruzada no Plano de Ação Cultural Externa 2022

As comemorações dos centenários de José Saramago e Agustina Bessa Luís, a Temporada Cruzada Portugal-França e a participação em feiras do livro internacionais foram algumas das iniciativas destacadas hoje pelo Governo no âmbito da Ação Cultural Externa para 2022.


Os ministros da Cultura, Graça Fonseca, e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, apresentaram hoje, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, o Plano Indicativo da Ação Cultural Externa para 2022 e fizeram um balanço do programa no ano passado.
Os objetivos estratégicos do programa dividem-se em seis dimensões: valorização do património; valorização da língua; participação em eventos internacionais, que Augusto Santos Silva sublinhou ser uma "poderosa alavanca para a internacionalização dos artistas"; promoção das indústrias criativas; promoção da combinação entre cultura e turismo; e valorização das comunidades portuguesas residentes no estrangeiro.
"Estas dimensões declinam-se em 2022 num conjunto de prioridades: É o que acontece com as atividades em torno do 05 de maio, que desde há três anos é considerado pela UNESCO o Dia Mundial da Língua Portuguesa", afirmou o ministro.
Ao todo, estão previstas 102 iniciativas a decorrer em 54 países de todo o mundo.
Augusto Santos Silva destacou também as comemorações do quinto centenário da circum-navegação, que têm 20 iniciativas planeadas em 18 países, e a Temporada Cruzada Portugal- França, que será inaugurada no sábado, em Paris, e depois em Portugal.
A abertura oficial com o concerto "La Mer", da pianista Maria João Pires, acompanhada pela Orquestra Gulbenkian na Filarmónica de Paris, em França, a 12 de fevereiro, e a posterior abertura em Portugal, a 16 de fevereiro, com a exposição "Gérard Fromanger. O Esplendor", no Museu Coleção Berardo - Fundação Centro Cultural de Belém, foram também evocados na apresentação.
Outra das prioridades apontada pelo ministro foi a "comemoração de dois centenários do nascimento de dois dos grandes escritores portugueses do século XX, José Saramago e Agustina Bessa Luís".
Entre as 185 iniciativas planeadas em 59 países, em parceria com a Fundação José Saramago, conta-se uma exposição subordinada ao tema "José Saramago: Voltar aos passos que foram dados", um encontro de cátedras José Saramago em Lisboa, em junho, a edição especial de obras de Saramago, numa parceria com a Porto Editora, ou um programa de cinema temático.
Ainda no âmbito do centenário do nascimento de José Saramago, está prevista a apresentação em Espanha da peça "Ensaio sobre a Cegueira", pelo Teatro Nacional de São João, com encenação de Nuno Cardoso e coprodução do Teatre Nacional de Catalunya.
Serão também reconstruídos os roteiros percorridos pelo escritor, e descritos na obra homónima, por autores contemporâneos convidados, o primeiro dos quais será José Luís Peixoto.
O projeto pretende dar a conhecer os territórios por onde Saramago passou e onde se inspirou, mas também promover Portugal como destino literário.
Durante o ano será lançada uma plataforma digital -"Viagem a Portugal Revisited" - com os itinerários da obra e os conteúdos dos locais revisitados pelos autores convidados. @ Sapo

Sem comentários: