Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

"hábitos simples para miúdos extraordinários" (1)


O livro “Hábitos simples para miúdos extraordinários”, lançado este mês, promete ser um manual indispensável para os pais e educadores que têm a missão de educar e mudar o comportamentos das crianças e adolescentes, tornando-os mais autónomos, responsáveis e resilientes.

Estes hábitos de nível 1, sendo a base de tudo, correspondem, portanto, às necessidades básicas fisiológicas do modelo de Maslow (base da pirâmide), que vimos no capítulo 1. Tal como o ser humano não consegue passar para as necessidades do nível seguinte quando as anteriores não foram satisfeitas, também nos super-hábitos existe a mesmíssima precedência, isto é, mesmo que os pais ambicionem que os filhos possuam hábitos ou super-hábitos de níveis superiores (como, por exemplo, mentais), isso só acontecerá com êxito se o nível anterior estiver a experienciar bons hábitos (neste caso, o corpo físico, correspondente às necessidades fisiológicas).

Os super-hábitos físicos (para além de claros benefícios óbvios a longo prazo) criam uma sensação imediata de estabilidade na vida quotidiana.

Exemplos de super-hábitos de nível 1:

  • Atividade física: 30 minutos por dia, faça chuva ou faça sol! Trata-se do maior retorno do investimento de tempo relativamente às recompensas que o seu filho vai colher. Ajude a inverter a tendência das estatísticas (de que cerca de 70% dos menores em Portugal brincam menos de uma hora por dia, ou seja, menos tempo do que os reclusos nas prisões!). Benefícios: imediatos, como mudanças de humor, níveis baixos de açúcar, melhor qualidade do sono, entre muitos outros.
  • A primeira refeição do dia, tomada sem gritos nem pressa, sem ecrãs e com música suave: hábito fundamental por causa dos vários efeitos colaterais positivos. Benefícios: fornece «combustível» para realizar as tarefas das primeiras horas, as mais importantes do dia e que garantem sucesso e produtividade; controla a fome emocional típica do final do dia.
  • Sono: esta rotina tem de ser respeitada com inflexibilidade (respeite escrupulosamente as necessidades de sono de acordo com a idade do seu filho, como citadas no capítulo 1). Os horários de adormecer e de acordar devem ser sempre os mesmos. Benefícios: maior concentração em tarefas cognitivas; maior controlo emocional, sobretudo das emoções mais intensas; mais equilíbrio do metabolismo, reduzindo a vontade ou apetite por alimentos menos interessantes do ponto de vista da saúde. @ Visão
(O CRESCER vai atualizando com mais hábitos simples: 2, 3 e 4)

Sem comentários: