Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Museu de Soares dos Reis mostra 96 desenhos do Renascimento em Itália e Portugal

O desenho renascentista e do século XIX vai estar em exposição no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, através de 96 obras italianas e portuguesas, com destaque para a única obra de Da Vinci em Portugal.


A exposição "Desenhos de Mestres Europeus em Coleções Portuguesas II: Itália e Portugal", com curadoria de Nicholas Turner, abriu ao público e fica patente por três meses, até 31 de dezembro, "o tempo máximo aconselhado para expor um desenho".

Segundo o diretor do Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR), António Ponte, esta é uma mostra que marca "um momento muito importante na história" do museu e que antecede a abertura da exposição de longa duração, no início do próximo ano.

"Esta é uma grande exposição de desenho português e italiano, apresenta um catálogo que nos faz uma revisão e atualização da informação sobre esta tipologia de trabalho, sobre a forma como estes desenhos são vistos hoje pelo meio académico internacional", explicou o responsável.

Da pena, estilete, giz branco à aguada, sanguínea, passando pela tinta castanha (a mais utilizada), aquilo "que às vezes parece carvão, mas que se chama pedra negra", esta coletânea de desenhos "tem de tudo". Ao longo da sala, em paredes com vários tons de uma palete cor-de-rosa, "especialmente escolhidos para dividir os núcleos e diferenciá-los", há dois núcleos dedicados aos desenhos da época renascentista, um português, o outro de Itália, e mais duas áreas, uma dedicada ao traço do século XIX em Portugal e a quarta ao mesmo período italiano.

Além de da Vinci, estão expostos desenhos de Francisco de Holanda, "um visionário, um verdadeiro homem do renascimento, que conviveu com Rafael ou Miguel Ângelo em tertúlias organizadas pela importante mecenas Vitória Colona e que fez a primeira relação" entre Itália e Portugal. (adaptado daqui

Sem comentários: