Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2021

5 de outubro: Implantação da República

O dia 5 de outubro comemora a Implantação da República, quando Portugal deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república.


A mudança aconteceu na sequência de um golpe de estado, pois muito portugueses não concordavam que o País continuasse a ser governado pela monarquia. Embora houvesse resistência em algumas cidades, a força das armas acabou por se impor e a família real portuguesa foi obrigada a exilar-se.

Cidadãos apoiantes do republicanismo nacional, o exército e a marinha estiveram envolvidos nos combates que ocorreram na madrugada de 3 para 4 de outubro.

Em 5 de outubro de 1910 às 9h, a república foi proclamada nos Paços do Concelho de Lisboa, edifício em que se localiza a Câmara Municipal de Lisboa.

O Dia da Implantação da República, 5 de outubro, é um feriado nacional. Este foi um dos feriados eliminados pelo governo em 2012, mas que regressou em 2016.

Após a proclamação da República foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.

O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga (1840-1917), eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.

Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do País, como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha. @Calendarr

Sem comentários: