Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

não se esqueça: a hora muda no próximo domingo

A hora na União Europeia vai mudar no dia 31 de outubro para o horário de Inverno, atrasando mais uma vez os ponteiros 60 minutos.


Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora quando for 02:00 de domingo, passando a ser 01:00.
Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita às 01:00, passando para a 00:00.
O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.
A proposta para abolir a mudança da hora foi apresentada em 2018 pelo executivo comunitário, mas a discussão ficou bloqueada na divergência no Conselho da UE.
Os 27 Estados-membros, a quem cabe decidir sobre o assunto, não chegaram ainda a uma posição comum sobre o tema, sendo que o primeiro-ministro, António Costa, anunciou, ainda em 2018, que, com base numa recomendação do relatório realizado pelo Observatório Astronómico de Lisboa, de agosto de 2018, as alterações sazonais são para manter. 

Sem comentários: