Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 22 de junho de 2021

o que está Portugal a fazer para acelerar vacinação?

Portugal regista mais 756 casos e 3 mortes por covid e já está na zona vermelha da matriz. O que está Portugal a fazer para combater esta aflição?


Em Lisboa os centros vão funcionar 14 horas por dia: das 8h00 às 22h00, incluindo sábados e domingos. “Esta medida significa um potencial de mais 15 mil doses ministradas por semana”, sinalizou a autarquia liderada por Fernando Medina.

Outra medida que avançou a semana passada foi a redução do intervalo da toma da segunda dose da vacina da Astrazeneca, de 12 para oito semanas, por forma a garantir “mais rápida proteção” perante a transmissão de novas “variantes de preocupação” do vírus, segundo explicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).Como um incentivo à vacinação, bem como à testagem, o Governo decidiu que o certificado da Covid (que identifica quem já foi vacinado, recuperou da infeção ou tem um teste negativo) vai aplicar-se em Portugal, em eventos como casamentos, espetáculos e futebol.

Para potenciar a vacinação nas faixas etárias mais jovens, deverá também ser lançada uma campanha para sensibilizar os mais novos para a vacinação, adiantou Marques Mendes.Isto numa altura em que o auto-agendamento da vacina contra a Covid-19 passa a estar disponível para pessoas com mais de 37 anos, a partir desta segunda-feira. Já para a população entre os 20 e os 29 anos, a vacinação deve arrancar “a partir de meados de julho”, segundo adiantou uma fonte da task-force nacional de vacinação à Lusa.

De recordar que existe ainda uma modalidade chamada de “Casa Aberta”, que permite que pessoas que ainda não levaram a primeira dose se desloquem ao centro de vacinação sem agendamento, e que foi alargada para as pessoas a partir dos 55 anos (estava apenas disponível para maiores de 60 anos).

Segundo os dados mais recentes da DGS, referentes a este sábado, já foram administradas mais de sete milhões e duzentas mil doses da vacina contra a Covid-19 e mais de dois milhões e meio de pessoas já completaram a vacinação. Já segundo o relatório de vacinação, divulgado na terça-feira passada, era possível ver que Lisboa e Vale do Tejo é a região com menos pessoas com a vacinação completa (20%). (daqui)

Sem comentários: