Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Grande Reportagem: "o nosso Diretor é o Agrupamento de Escolas de Águas Santas"



"O homem de génio diz: eu sou.

O poderoso afirma: eu posso.
O rico diz: eu tenho.
O ambicioso: eu quero.
Eu! Eu! Eu!
E, afinal,
esses que vivem sós, completamente sós,
quanto dariam para como tu,
ou como eu,

dizerem simplesmente: nós."



                                              Fernanda de Castro

"Este é o melhor agrupamento do mundo... e arredores!" Só alguém que vibra com a escola de forma franca e autêntica diz isto assim. São 44 anos de serviço e 36 anos de gestão desta escola. O CRESCER não conseguiu apurar se será o Diretor/Presidente com a carreira mais longa do país. Sabe, sim, que de cada vez que democraticamente se candidatou, venceu. Mais ainda, os que tão bem o conhecem, não imaginam a escola sem ele. "Ele é o Agrupamento de Escolas de Águas Santas e o Agrupamento de Escolas de Águas Santas é... ele."

De facto, o que ficará para  a História é o que os vários intervenientes na sua vida pessoal e profissional pensam dele. E isso perdurará na memória de cada um e na memória coletiva desta comunidade.

Como o veem os alunos?

Júlia Meira
"A primeira vez que o Diretor entrou na minha sala, fiquei muito confusa com o porquê de todos se terem levantado", contou a Júlia, que julgou o Diretor um homem severo, pois não entendeu a solenidade do momento e o respeito do gesto. Depois, percebeu que assim devia ser, que levantarem-se do lugar manifestava respeito pela pessoa do Diretor e hoje considera que "o professor Ferreira  é alguém que ajuda e ouve os alunos, cuida dos professores e dos funcionários, promove as artes e trata da escola como sua. A verdade é que, sendo outro diretor, provavelmente não teríamos experenciado o mesmo. E aí chegamos à conclusão que as palavras nunca serão suficientes" para o elogiar. "Obrigada por tornar o meu percurso escolar diferente!" disse Júlia Meira, aluna do 12º ano, do Curso de Ciências Económicas.

Carlos Rocha
"É uma pessoa muito simpática, amigo dos alunos, sábio, carismático. E bom professor! Sei-o porque foi professor da mãe de um amigo meu», disse, divertido. «Quando um dia não o tivermos, iremos «perder uma biblioteca»" referiu Carlos Rocha, aluno do 12º ano do Curso Profissional de Informática, parafraseando o escritor Afonso Cruz, no conto "As histórias que se estragam".


E os assistentes operacionais e administrativos?

D. Rosa Manuela
O que lhe deseja a D. Rosa Manuela, encarregada dos assistentes operacionais,  é "muito sucesso na realização de uma grande obra em busca do saber, do profissionalismo, da sabedoria, da felicidade e da satisfação do dever cumprido." Relembrando o percurso já feito, diz "o nosso caminho de trabalho iniciou-se há cerca de 33 anos. Tem sido um percurso constituído por momentos de aprendizagem, crescimento profissional e de uma grande amizade. Mas neste percurso, onde existiram altos e baixos, "o regresso à  normalidade após os confinamentos aumentou e fortaleceu a equipa de funcionários 
D. Isaura Lima
que represento. Saliento o grande carisma que lhe é característico, a capacidade de ouvir e de dar força para não haver desistências. Em nome da equipa, o nosso muito obrigado! Estaremos aqui para continuar a desempenhar as nossas funções: apoiá-lo, ajudá-lo a concretizar os novos objetivos deste mandato. Bem haja!" 

Já a D. Isaura Lima, chefe dos seviços de administração escolar, com menos palavras mas com grande profundidade, expressou o que realmente sente sobre a escola e sobre o seu Diretor. E disse que "esta escola é feita de mãos e de uma só cabeça, sendo que todos nós somos os seus membros."


Os professores já aposentados guardam saudade

Prof. José Queirós Ribeiro
(foto RTP)
José Queirós Ribeiro, o carismático professor de EMRC que lecionou nesta casa há anos, e autor da célebre reflexão "Esta é uma escola de mãos. E de muitas mãos", recorda: "Foi meu diretor durante 16 anos, 1985-2001". O professor José Queirós não só foi professor da nossa escola por um longo período, como exerceu posteriormente o cargo de Diretor do Colégio de Gaia. Hoje, é um professor aposentado, com forte ligação à ESÁS, que afirma: "Sempre que preciso de mimo vou a Águas Santas".

Que visão, na qualidade de colega aposentado, tem do colega Ferreira como diretor? "Atento; intuitivo; previdente e providente: ocupado e preocupado com o clima da escola e o grau de satisfação de todos; de todos se fazia e sentia próximo; inclusivo; nada conflituoso; justo; humilde na procura da participação e na aceitação de observações críticas; sempre muito bem acompanhado por equipas diretivas estáveis, competentes e dedicadas;  com uma saudável timidez própria de quem tem de pronunciar a última palavra; aberto à inovação;  (…)" 

E como é ser professor numa escola com o colega Ferreira como Diretor? "Enquanto professor, senti-me sempre livre, acompanhado e incentivado a mais e melhor, mais alto e mais além!" E acrescentou, dirigindo-se ao nosso Diretor: "A minha realização como professor está indelevelmente marcada por Si! OBRIGADO e um abraço, COMPANHEIRO!"

O CRESCER conversou com a Equipa Diretiva, ainda com a professora Isabel Lopes, colega de Gestão de três décadas

Isabel Lopes, Mª José, Óscar Brandão, Manuel C. Ferreira, Manuela Barbosa,
Carmen Madureira, Carlos Cardoso (docentes da Direção)


"O que dizer do nosso Diretor depois de tantos anos de trabalho em comum? 

Em primeiro lugar, ao fim de tantos anos de trabalho juntos (como ele próprio dizia há dias), somos mais amigos que colegas. Na verdade, conhecêmo-lo tão bem que não precisa de falar para percebermos o seu estado de espírito! 

Assim, na nossa equipa de trabalho existe  compartilha, companheirismo e a cumplicidade que os anos ajudaram a sedimentar. Trabalhar com o Ferreira (permitam-nos dizer assim) é essencialmente trabalhar com um amigo, com um igual!  É trabalhar com alguém que sabe ouvir, que se preocupa e que se interessa. 

É, ainda, trabalhar com alguém que sabe enfrentar com tato e  diplomacia os momentos  menos bons e que consegue contagiar-nos a todos com a sua boa disposição e o seu bom humor."

O CRESCER também pediu umas palavras à Associação de Pais, a APESAS

equipa APESAS
"As primeiras palavras que salientamos na ação do Diretor da Nossa Escola são a proximidade e a disponibilidade que sempre demonstrou, desde logo, pelo seu princípio de ir a todas as reuniões dos Órgãos Sociais da APESAS. Facto que muito louvamos, nomeadamente por  revelar humildade, rara na sua função, e realizar trabalho a que não está obrigado;  abdicar de parte do seu tempo para acompanhar a APESAS e fora das horas de expediente, pois as reuniões da APESAS são à noite e à sexta-feira; contribuir para uma maior celeridade na resolução de problemas apresentados pela APESAS, ao conhecê-los em primeira mão e por logo esboçar soluções.  A sua presença, indiretamente, acabava por incentivar à participação de mais pais.

O seu espírito de apoio permanente às ações da APESAS facilita a sua realização com benefícios para a comunidade escolar, em particular dos alunos, das quais destacamos: o Festival dos Talentos – o grande convívio anual para todos e a mostra das capacidades artísticas dos alunos; as classes de Música – atividades extracurriculares aos sábados e a sua orquestra; a apresentação da APESAS em sala de aulas no começo de cada ano letivo.

Destacamos, também, a promoção da cooperação institucional entre todos os órgãos da comunidade e a sua participação nos convívios sociais da própria APESAS.

Segundo a APESAS, um grande defeito no País é a falta de participação das pessoas, mas na AESCAS ele é bastante atenuado, muito graças à ação e forma de estar do Professor e Diretor Manuel Ferreira: um exemplo que deveria ser seguido por todas as Escolas e Autoridades da Educação e, não só."

Por fim, o CRESCER conversou com a família

A mãe, os irmãos, os cunhados e os sobrinhos preferiram dirigir-lhe palavras diretas ao coração

mãe e irmãos
Paz… Saúde… Felicidades… Harmonia… Humildade… Compreensão… Paciência… Sonhos realizados… Metas alcançadas… e, acima de tudo, muita sabedoria. Desejamos-te tudo e muito mais que se possa desejar. Temos muito orgulho em ti! Parabéns e nunca deixes de ser a pessoa maravilhosa que és! Muitos beijinhos da tua mãe, dos teus irmãos, da tua cunhada, dos teus cunhados, das tuas sobrinhas e do teu sobrinho

 A vida passa tão rápido, tantas pessoas já entraram e saíram das nossas vidas. Não quero perder a oportunidade de te dizer que te AMO, meu irmão. Tenho muito orgulho em ti, mesmo com o “mau feitio” que tentas por vezes mostrar. Beijinhos da tua, Maria do Céu  

família
Para mim, o meu irmão mais velho é muito especial. Desde sempre foste o motivo de orgulho e de admiração para toda a família. Muitos parabéns por tudo aquilo que conseguiste alcançar ao longo da tua vida e pelo teu sucesso a nível profissional. Desejo-te muita saúde e que estejamos juntos durante longos anos. Muitos beijinhos da tua irmã
, Maria Teresa  

Parabéns para o primogénito da família, o meu irmão mais velho, que tem um coração enorme cheio de amor. Tenho muito orgulho em dizer que sou teu irmão. Felicidades e um grande abraço do teu irmão mais novo, Paulo Ferreira 


A Ana e o Pedro optaram por conversar sobre o Pai, sentados no muro, em frente à praia de Ofir

"Como acontece algumas vezes, o meu irmão e eu, sentámo-nos no muro, em frente à praia de Ofir. O vaivém do mar lançou-nos o convite para partir em busca de memórias com sabor a saudade e a infinito! Viajámos até Ermesinde, Águas Santas e alguns locais onde passámos férias.

Recuámos à infância/adolescência e eu recordei que um dia, teria então três, quatro anos, uma colega da mãe me perguntou: A tua mãe é professora e o teu pai?  A minha resposta foi muito pronta: O meu pai é possolo!

Ana e Pedro ao longo dos tempos
E assim deixámos partir os olhos e o coração livre à procura de lembranças do nosso pai.

Ser filho de professor não é fácil, disse o Pedro! E ser filha do Diretor da Escola é ainda mais difícil, acrescentou a Ana. É que eu, devido à nossa mudança de residência, no 7º ano de escolaridade, mudei também de escola. Passei a frequentar a ESAS até ao 12º ano. Porém, eu nunca dizia que era filha do Diretor! E evitava mesmo cruzar-me com ele nos corredores da escola. Sentia-me tão feliz quando percebia que alguns professores novos desconheciam que eu era filha do Diretor!, retorquiu a Ana.

Mesmo assim, não escapava ao facto de frequentar a “escola do pai”. Quando menos esperava, lá chegava uma queixa ao Diretor! Traquinices próprias de adolescentes mas inconvenientes em sala de aula, replicou a Ana. Contudo, parece-me que tu lidavas muito bem com essa situação, referiu o Pedro. Até eu, que nunca frequentei a Escola do pai, também não me livrei de que alguns dos meus professores lhe falassem de mim o que, na altura, me desagradava bastante! Pois … acrescentou a Ana: Coisas da vida de um professor e de filhos de professores!

Agora, entendemos que ser professor, presidente, diretor exigia e exige muito esforço e trabalho! A Escola sempre foi e é para o pai a sua segunda casa. Muito dedicado e atento a toda a comunidade escolar e sempre cioso das suas funções na sua segunda casa! E esta Casa, a Escola Secundária de Águas Santas, que eu frequentei, cresceu muito! Passou a ser Agrupamento de Escolas. Novos desafios, mais responsabilidades, mais trabalho para o Diretor! Porém, a mesma dedicação, a mesma vontade, a mesma garra!, confessaram os dois.

Ana e Pedro, filhos do Sr. Diretor
Recordámos também algumas férias no Inatel de Oeiras, a ida à Euro Disney e as aventuras vividas em outros Parques Temáticos de Portugal e Espanha onde colocámos à prova toda a nossa adrenalina. O pai acompanhava-nos sempre e incentivava-nos muito. Foi ele que nos passou esse espírito de aventura! Na montanha russa ocupava sempre a dianteira!, recordaram divertidos.

Para qualquer saída ou viagem, era imprescindível a sua mochila apetrechada de máquina fotográfica, máquina de filmar e cassetes. Passava horas a filmar ou a fotografar as nossas brincadeiras e todos os pontos de interesse de cada local ou cidade que visitávamos!, acrescentaram.

Lembrámo-nos também das suas comidas preferidas, tripas à moda do Porto, cozido à portuguesa, bacalhau à espanhola…! Preferências bem diferentes das nossas, claro! E o Pedro recordou: "De facto o pai sempre gostou e gosta muito de bacalhau à espanhola! E eu que nunca gostei desse "pitéu", um dia disse à mãe: "Oh! Outra vez!? Eu prefiro fazer um teste do que comer bacalhau à espanhola!"

E assimentre sorrisos e gargalhadas, recordaram também algumas das viagens de carro mais longas e divertidas. Muitas vezes, passávamos o tempo a cantar músicas bem alegres! Picos da Europa, Barcelona, Madrid, Bilbau, foram alguns dos percursos que fizemos de carro, quase sem paragens! Sim porque o  pai gosta muito de viajar, de conduzir e até de cantar!


Lembras-te do pai com bigode
Pedro, pai Ferreira, Ana
, perguntou o Pedro. Claro que sim, respondeu a Ana. E ainda me lembro do quão difícil foi para ele, ficar sem o seu bigodinho de estimação! É verdade, disse o Pedro, foi em agosto de 2013 numa dessas digressões de férias por Espanha. Mais precisamente, no Hotel Calatrava, em Oviedo. Pois foi, retorqui a Ana, entusiasmada. Como habitualmente acontecia, entrei no quarto dos pais, já pronta para irmos jantar e não vi o pai. Estava fechado na casa de banho. Bati à porta e entrei. O pai estava em frente ao espelho com um ar muito desolado! Oh, pai, estás tão bonito! Pareces dez anos mais novo!” O pai esboçou um leve sorriso e perguntou “Achas mesmo, filha?” “Claro que sim, pai. Ficas bem melhor sem o bigode!” A minha aprovação deixou-o mais tranquilo e lá fomos nós jantar e também conhecer a noite encantadora da região das Astúrias!

A nossa conversa está bem agradável e muito mais teríamos para dizer sobre o pai, disse o Pedro. Sem dúvida, acrescentou a Ana. Hoje, ficamos por aqui com estas verdades vistas pelo sentir!

Em jeito de síntese, disse a Ana, para mim o Pai é “preocupado, amigo e possui um grande sentido de humor!” Para o Pedro o Pai é “generoso, criativo e bom cozinheiro!” O CRESCER agradece muito aos irmãos Ana e Pedro, filhos do Senhor Diretor. A disponibilidade e a cumplicidade entre eles foram notórias.

Chegando ao fim, o CRESCER constatou que TODOS aqueles que ouviu foram unânimes relativamente às características do nosso Diretor. Que é um homem generoso, sábio, amigo, carismático, criativo, empenhado - é opinião generalizada. Faltou apenas testar a sua mestria na cozinha. E o bacalhau à espanhola! 

Longa vida, Senhor Diretor!

Resta dizer que todos aqueles que participaram nesta reportagem o fizeram com muito agrado e entrega. Saiba o Senhor Diretor e todos os nossos leitores que com esta Grande Reportagem (GR) o CRESCER quis dar a conhecer a pessoa por detrás do cargo de Diretor e criar matéria para mais tarde recordar.  Não restam dúvidas: "Ele é o Agrupamento de Escolas de Águas Santas e o Agrupamento de Escolas de Águas Santas é... ele."

*todas as fotos foram gentilmente cedidas pelos próprios

1 comentário:

Jornal CRESCER disse...

Foi um prazer conversar com todos aqueles que aqui participaram e o fizeram de forma tão genuína e generosa. Muitos amigos e família maravilhosa.
O reconhecimento do mérito é, ainda, algo muito pouco cultivado no nosso país. O CRESCER espera ter contribuído para contrariar essa tendência.
Muitas felicidades, Professor/Diretor Ferreira!