Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 9 de junho de 2021

10 de junho: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas são celebradas por todo o país, mas só as oficiais são presididas pelo Presidente da República e muitas outras individualidades. Estas comemorações envolvem diversas cerimónias militares, exposições, concertos, cortejos e desfiles, e uma cerimónia de condecorações feita pelo Presidente da República.

Sabias que, desde 1977, dezenas de cidades já receberam as comemorações e que todos os anos o Presidente da República Portuguesa elege uma cidade para ser sede destes acontecimentos oficiais?

Em 2016, decorreram pela primeira vez em duas cidades ao mesmo tempo: Lisboa e Paris. Em 2017 no Brasil, nos Estados Unidos em 2018 e em Cabo Verde em 2019. Em 2020, devido à pandemia de covid-19, Marcelo Rebelo de Sousa cancelou as comemorações do 10 de junho que estavam previstas para a Região Autónoma da Madeira e África do Sul e optou por fazer, em Lisboa, uma pequena cerimónia.

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é comemorado um pouco por todo o mundo: Em Toronto, no Canadá; Londres, Inglaterra; Badajoz e Olivença, Espanha; Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil. Este dia é comemorado por milhões de luso-descendentes espalhados pelo mundo e também por cerca de 5 milhões de emigrantes portugueses que vivem fora de Portugal.   

cortesia de Ilda  Anjos, docente de Português

Sem comentários: