Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 9 de junho de 2021

COVID-19: deficiência auditiva e distúrbios gástricos graves associados a variante Delta


A denominada variante Delta do SARS-CoV-2, responsável pela segunda vaga da pandemia na Índia, é a mais infecciosa até ao momento, estando ainda por apurar se se trata igualmente da que causa formas mais graves da doença, segundo a Bloomberg.
Equipas médicas na Índia associaram casos de deficiência auditiva, distúrbios gástricos graves e coágulos sanguíneos (sintomas não vistos normalmente em pacientes com covid) a esta estirpe.
Em Inglaterra e na Escócia, as primeiras evidências sugerem que a estirpe, que domina os casos de contágio nesses territórios, acarreta um risco de hospitalização mais elevado.
A variante Delta, também conhecida como B.1.617.2, já se propagou para mais de 60 países nos últimos seis meses, tendo motivado a adoção de uma série de novas restrições de viagens da Austrália para os EUA.
O aumento de casos associados a esta variante no Reino Unido levou as autoridades a reconsiderar os planos de reabertura no final deste mês, que deverão ser adiados duas semanas.
Em Singapura, as autoridades sanitárias descobriram que a mutação foi responsável por 95% das amostras locais associadas a variantes preocupantes, cujas taxas mais altas de transmissão e uma redução na eficácia das vacinas aumentam a preocupação junto da comunidade científica e das forças governamentais.
“Precisamos de mais pesquisas científicas para analisar se esses casos clínicos mais recentes estão ligadas à B.1.617 ou não”, afirmou Abdul Ghafur, médico infectologista do Apollo Hospital em Chennai, a maior cidade do sul da Índia.
Em 2021, a Índia reportou 18,6 milhões de casos de infeção pelo SARS-CoV-2, um número substancialmente superior aos 10,3 milhões de contágios registados no ano passado.
A variante Delta foi a “causa primária” da segunda vaga mais mortal do país, sendo 50% mais contagiosa do que a variante Alfa, detetada pela primeira vez no Reino Unido, segundo um estudo recente de um painel do governo da Índia. @Sapo

Sem comentários: