Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Portugal em linha para continuar o desconfinamento


O Presidente da República, o presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro e representantes dos partidos estiveram reunidos com peritos de saúde pública de várias instituições para uma análise da evolução da pandemia da covid-19 no país.

"Estamos a progredir fortemente na faixa etária dos 70 aos 79 anos, a faixa etária dos mais de 80 anos já está totalmente vacinada, com algumas exceções. Estamos a progredir fortemente e, em princípio, no fim desta semana teremos atingido também quase os 100% desta faixa etária. Nunca atingimos os 100% porque há sempre gente que não vai ser vacinada porque esteve infetada ou em recuperação", explicou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador da 'task force'.

A 23 de maio, "é expectável termos todo o grupo dos 60 anos para cima coberto, o que significa que em termos estatísticos estamos a cobrir uma faixa etária da população que contribuiu com 96,04% dos óbitos por covid-19", bem como da faixa etária anterior, disse.

Espera-se, assim, que entre agosto e setembro 70% da população esteja vacinada, o que equivale a ter o grupo a partir dos 30 anos totalmente vacinado.

À saída da reunião, a ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que "o país está a controlar a pandemia", mas lembrou que importa manter três vetores: os cuidados individuais, a testagem e a vacinação. "A questão essencial neste momento é continuar em frente, continuar a trabalhar", disse. (leia tudo aqui

Sem comentários: