Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2021

chorar é para fracos? as razões que provam que até é bom para a saúde

Nilserk Vasquez / EyeEm/ Getty Images
Vários são os estudos que mostram os benefícios de chorar, podendo até ajudar a lidar com a pandemia de Covid-19. É importante desmistificar o estigma social à volta do choro, incluído a que diz que os homens não o fazem.
Da tristeza ao luto até à felicidade, chorar é a resposta natural do corpo humano a um grande leque de emoções e segundo um artigo da Universidade de Harvard, um estudo, realizado nos Estados Unidos, mostrou que as mulheres americanas estão a fazê-lo em média quase quatro vezes por mês, enquanto os homens chegam quase às duas vezes por mês.
Várias são as provas de que chorar é benéfico e vêm desde os tempos Clássicos, até aos mais recentes estudos. Na Grécia e na Roma Antiga acreditava-se que chorar era purgativo, que tinha o poder de purificar. Estudos recentes mostram que os Clássicos tinham razão de uma certa forma, já que chorar vez permite-nos libertar o stress e a dor emocional. Para além disso, o choro também nos torna “humanos”, permitindo-nos sentir empatia e estabelecer ligação com família e amigos.
Também a psicologia nos dá mais razão para acreditar no bem que pode vir de umas lágrimas. Reprimir as emoções pode ser um mecanismo de defesa para não lidar com elas, mas é prejudicial à saúde, com vários estudos o ligá-lo a uma menor resistência do sistema imunitário, doenças cardiovasculares, hipertensão e doenças relacionadas com a saúde mental, como stress, ansiedade e depressão.
No entanto, tal como não expressar as emoções pode levar a problemas de saúde mental, também o choro a mais pode ser indicativo destes. O choro torna-se problemático quando ocorre com demasiada frequência e/ou sem razão aparente, chegando a perturbar a rotina ou quando se torna incontrolável.
Os cientistas conseguem ainda dividir as lágrimas em três tipos: reflexivas, basal e emocionais. As duas primeiras são estímulos automáticos, que servem para remover sujidade, fumo ou poeira dos olhos, e têm como função lubrificá-los para protegê-los de possíveis infeções, sendo constituídas por 98% de água. Já as últimas, são o que reconhecemos como choro e são as que mais benefícios para a saúde aportam, permitindo libertar as hormonas do stress e outras toxinas do nosso sistema. Também libertam endorfinas, bastante conhecidas pelo sentimento de bem-estar e normalmente associadas ao exercício e à prática sexual e por isso o próprio senso comum reconhece que chorar ajuda a aliviar a dor, tanto física como emocional. Esta é, também, a razão pela qual nos sabe bem chorar num filme por exemplo, ou quando a nossa equipa preferida vence.  
Um estudo de 2011, que viu as diferenças de género na cultura do choro em 37 países, nos quais se inseriu Portugal, mostrou que os homens choram menos que as mulheres, numa frequência alarmante: enquanto as mulheres choravam numa média de 30 a 64 vezes por ano, os homens apenas o faziam 17 vezes. Estes dados mostram como é necessária uma maior educação no assunto, tanto em casa como na escola, tornando possível aos rapazes desde novos expressarem as suas emoções sem serem censurados. @ Sapo 


Sem comentários: