Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2021

a FCT NOVA destaca cinco projetos de investigação na proteção do ambiente


Para assinalar o do dia mundial da Terra, que se comemora hoje, dia 22 de abril, a NOVA School of Science and Technology / Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) da Universidade NOVA reúne cinco projetos de investigação da faculdade que estão neste momento a participar no combate global pela proteção do meio ambiente.
Conheça-os:
Smart Fishing
O Smart Fishing é um projeto que consiste em acções em territórios costeiros que motivem o pescador local a participar nas decisões que afetam a sua profissão, através de uma literacia do oceano e do rio que demonstra a importância da sustentabilidade na pesca artesanal.
Geoparque Oeste
A riqueza geológica da Região Oeste de Portugal, da qual os dinossauros da Lourinhã são seu expoente máximo, levaram o departamento de Ciências da Terra da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA a propor a candidatura do Geoparque Oeste a património mundial da UNESCO.
(Des)construir para a Economia Circular
O projeto (Des)Construir para a Economia Circular, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), e com financiamento do mecanismo EEA Grants, pretende desenvolver uma estratégia para a reutilização dos materiais de construção, e para a reciclagem dos RCD, potenciando os princípios da economia circular.
INNOMED
O projeto INNOMED procura soluções inovadoras para a região mediterrânea através de áreas de estudo em Portugal, Espanha, Itália, Chipre e Moldávia, de modo a identificar riscos, problemas e medidas necessárias para uma melhor gestão dos recursos hídricos.
RiverSea
O projeto RiverSea estuda a distribuição de microplásticos, (MP) nos rios Lis e Mondego através de amostragem ao longo do ano. Em algumas estações, a quantidade estimada de MP pode atingir mais 2500 MP por m3 de água. Este tipo de análise permite criar um modelo de transporte de MP dos rios até ao mar e estimar o seu input para o oceano, o objectivo final do projeto é criar uma visão coletiva para delinear e implementar estratégias para mitigar este problema ambiental com os stakeholders da bacia hidrográfica. @ Sapo

Sem comentários: