Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

VER - as sugestões do Manel

daqui

Os Sopranos é uma série televisiva de drama e comédia que conta a história de Anthony (Tony) Soprano, um mafioso ítalo-americano de Nova Jérsei.
Contrariamente a filmes como The Godfather (indiscutivelmente, uma das melhores obras de cinema de sempre) que representa a vida mafiosa de um modo poético e romantizado, o charme d’Os Sopranos é que revela a verdadeira natureza da máfia americana, de uma forma realisticamente feia e difícil de digerir. O nosso protagonista, apesar de ser o ‘Don’ da sua família de crime organizado, visita regularmente uma psiquiatra porque nada o exclui de ser vítima de problemas mundanos, como trauma familiar que o persegue desde a sua infância.
Apesar disto tudo, Os Sopranos é uma série acessível. É genuinamente engraçada, o que não a torna cansativa: tanto as personagens como as situações em que são postas são engraçadas (nomeadamente, a dinâmica de Tony, um sociopata carismático com a sua psiquiatra, uma senhora normal a tentar fazer o seu trabalho); o contraste entre estes dois mundos é só um exemplo do tipo de coisas de que se pode esperar.
Outro aspeto a ter em conta é o quão visualmente estética a série é, o que só contribui para o seu estatuto. A cinematografia e os cenários (apesar de serem detalhes que nem toda a gente aprecia de imediato) são constantemente lindos ao longo do seu decorrer.
Tendo isto em conta, não é surpresa nenhuma que esta série seja a segunda melhor avaliada de sempre segundo uma média de classificações mundiais na internet, estando apenas atrás de Breaking Bad, além de receber múltiplos prémios, não só pela história em si mas, também, pelos atores incríveis que nela fazem parte.
Consequentemente, esta série aborda temáticas nada comuns no género de cinema de Mobsters americanos, como questões psicoanalíticas (teoria freudiana), políticas (críticas ao capitalismo e das suas consequências na natureza humana) e sociais. Aliás, a série pode ser interpretada como uma grande sátira que, ao fim ao cabo, representa os EUA.
Manuel Ferreira, aluno de 12º ano

1 comentário:

mc disse...

Quero cumprimentar o Manel por ter aderido a este desafio. Todos vamos ficar mais ricos com as suas sugestões.