Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

dia mundial da Filosofia

 

O Dia Mundial da Filosofia celebra-se na terceira quinta-feira de novembro e é promovido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), que nesta data procura sublinhar a importância desta disciplina para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.

Como resultado da necessidade da humanidade refletir sobre os acontecimentos no mundo, em 2002 a UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia. Embora o Dia Mundial seja comemorado desde 2002, a Conferência Geral da Organização (UNESCO), declarou oficialmente a sua celebração em 2005. Por essa razão, este dia é celebrado em todo o mundo na terceira quinta-feira do mês de novembro, que em 2020 terá lugar a 19 de novembro.

Num mundo cada vez mais globalizado, o ensino da filosofia tem um papel essencial na aquisição de um pensamento crítico, na troca de conhecimento e diálogo entre culturas.

Deste modo, o Dia Mundial da Filosofia deve ser um dia de pensamento livre, racional e informado sobre os grandes desafios do nosso tempo, contribuindo assim para a promoção da tolerância e da paz entre os povos.

                                                        

O que mudou depois da pandemia?

Na nossa escola, assinalamos este dia com uma Exposição de frases elaboradas pelos alunos de Filosofia, como resposta à pergunta: O que mudou com a Pandemia? 

Webgrafia:

https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-filosofia

https://www.dge.mec.pt/noticias/ensino-secundario/dia-mundial-da-filosofia

http://aeas.pt/joomla/index.php/atividades-biblio/atividades/69-dia-mundial-da-filosofia

https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-filosofia

https://pt.wikipedia.org/

 Texto elaborado a partir da pesquisa do aluno André Loreto, do 11ºD,  com o apoio da professora de Filosofia, Isabel Azevedo.

1 comentário:

Izazevedo disse...

Assim se faz escola em tempos de Pandemia!