Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

a luta dos professores continua: de luto e em luta

 Tal como o CRESCER tem vindo a noticiar, os professores estão em luta. Manifestam-se, agora, à porta da escola, ao primeiro tempo da manhã e ao primeiro tempo da tarde. Não significa isso que todos os que se manifestem estejam em greve. Estão, sim, a mostrar a sua indignação pela situação em que vivem.

pela manhã


à tarde

à tarde


Ao que o CRESCER ontem publicou sobre o que move os professores nesta luta, acrescentam-se ainda as seguintes razões:
- a classificação profissional para muitos professores resulta não só de 1 valor acrescido por cada 365 dias à média final de curso após profissionalização, mas também, no caso de ser anterior, é de apenas 0,5; 

- no caso do tempo de espera para acesso aos 5ª e 7º escalões, acresce o facto deste se perder para efeito de progressão de carreira nos escalões seguintes.

Se no primeiro caso, será inócuo quanto à leitura geral da dinâmica, no segundo demonstra mais uma das consequências perversas, que o leitor não docente, a priori, desconhece: este sistema de avaliação penaliza a classe docente, pois não só promove o adiamento de entrada, como esse tempo não conta para o acesso ao escalão seguinte, pelo que não deixa de ser mais um congelamento parcelar!

Assim temos um conjunto de professores a quem deram “70%” nas contas do governo, mas que com o travão, será bem menor.

A luta continua.

contributos dos docentes Paula Sacramento (fotos) e José Carlos Costa (texto)



1 comentário:

Manuela Campos disse...

Tem que continuar!