Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Lua vai registar distância mais curta da Terra dos últimos mil anos

Este sábado, a Lua Nova vai estar a precisamente 356.568 km da Terra – segundo dados do site ‘Timeanddate.com’, é o mais próximo que estará do planeta desde 1030: a época das Cruzadas, a conquista normanda da Grã-Bretanha e os primeiros assentamentos vikings na América do Norte, um século que ironicamente ficou conhecido como ‘Idade das Trevas’.

Esta ‘superlua’ também sinaliza o início do Ano Novo Lunar chinês e ocorre durante uma rara conjunção entre Vénus e Saturno, que será mais visível após o pôr do sol de domingo. O nosso satélite natural – que ficará completamente invisível para nós durante o evento cósmico -, chamada ‘superlua’ (oficialmente uma Lua Nova de perigeu), vai ser protagonista de uma ocorrência muito rara mas que faz parte de um padrão normal.

A influência desta lua próxima nas marés será especialmente forte, resultando em poderosas ‘marés rei’ nas áreas costeiras entre os dias 20 e 25, possivelmente com pico a 23 de janeiro.

O caminho orbital da Lua em redor da Terra é uma pequena elipse, então a cada mês há um ponto próximo (perigeu) e um ponto distante (apogeu). No perigeu, a Lua aparece um pouco maior no céu do que o tamanho aparente médio (uma ‘superlua’) e, no apogeu, um pouco menor (uma ‘microlua’). Quando ambos ocorrem na Lua Nova, não há nada para ver.

Esta singularidade da Lua Nova deste fim de semana foi descoberta pelo astrofísico e comunicador científico Graham Jones no ‘Timeanddate.com’, que analisou as distâncias mais próximas entre a Terra e a Lua Nova durante um período de 2 mil anos – o especialista descobriu três Luas Novas com distâncias inferiores a 356.570 km da Terra – em 1030, neste fim de semana e em 2368.@ Sapo


Sem comentários: