Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

o vírus também chega com mais força aos mais novos

Com a ajuda da variante, o vírus também chega com mais força aos mais novos. 
As novas variantes do SARS-CoV-2 estão a mudar as regras do jogo para nosso prejuízo. Infetando mais gente e mais facilmente, há também cada vez mais crianças e jovens doentes. No serviço de infecciologia do Hospital Dona Estefânia as camas estavam todas ocupadas esta semana com miúdos de todas as idades, desde um bebé com 12 dias ao mais velho com 17 anos.
foto de Daniel Rocha
Boom nos mais jovens

Há outra coisa que é diferente entre os mais novos e os adultos e que joga a favor deste coronavírus. As crianças pequenas tocam-se bastante e os jovens nas escolas também andam em grupos, próximos. “O contacto físico é muito mais elevado do que nos adultos e isso faz com que, num grupo onde a doença era até mais difícil de transmitir, tenha tido agora este boom que estamos a ver nestas idades”, remata Maria João Brito.

Assim, conclui a infecciologista, com esta variante do Reino Unido há de facto mais jovens infectados. “Nesta altura temos o serviço cheio”, insiste. E tudo indica que a situação não vai melhorar a curto prazo. “As pessoas não estão a cumprir o confinamento da mesma forma como acontecia em Março. Enquanto não quebrarmos as cadeias de transmissão deste vírus que é altamente contagioso… as pessoas são infectadas e depois dizem ‘ah, mas foi só…’, e basta o foi só”.@ PÚBLICO

Sem comentários: