Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

imunidade de grupo esperada em "meados ou início de agosto"


Os dados divulgados esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deram conta de 549 novos casos de Covid-19 e mais 61 mortes. Em termos de casos diários, este foi o valor mais baixo desde o dia 6 de outubro do ano passado, isto apesar de ser segunda-feira, um dia com um reporte habitualmente mais baixo no número de casos. Também o número de óbitos foi o mais baixo desde 28 de dezembro.

Portugal totaliza agora 798.074 contágios e 16.023 vítimas mortais. O total de recuperados é de 701.409 mil. Os casos ativos continuam a diminuir e são agora 80.642 mil.

No que aos internamentos diz respeito, verificou-se uma ligeira subida em enfermaria, mas mantém-se a tendência de descida nas unidades de cuidados intensivos (menos 11 doentes).

Segundo as projeções, a taxa de incidência acumulada a 14 dias estará abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes no início de março e abaixo dos 60 casos na segunda quinzena de março. O número de doentes Covid-19 internado em UCI estará abaixo de 320 na segunda quinzena de março e abaixo dos 200 no final do mês de março.

coordenador do plano de vacinação nacional contra esta doença, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, admitiu que se possa "atingir a imunidade de grupo" em Portugal mais cedo do que estava previsto, "em meados do verão, à volta de agosto ou inícios de agosto", mas ressalvou que "isto são expectativas, em face de expectativas melhores de disponibilidade de vacinas, que têm de se confirmar".

Sem comentários: