Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Portugal melhor na escolarização: 43% dos portugueses com idade entre os 30 e 34 anos têm cursos superiores

Portugal atingiu a meta europeia relativa à escolaridade de ensino superior, com 43% da população residente entre os 30 a 34 anos a registarem uma taxa de escolaridade de nível superior.


Os dados acabam de ser partilhados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que refere que os números foram apurados no último trimestre correspondem a uma evolução de 9 pontos percentuais em relação ao 4º trimestre de 2015 e de 16 pontos percentuais quando comparado com 2010. A fonte é o INE, no inquérito ao emprego.
"A taxa de escolaridade do ensino superior da população residente entre os 30 e os 34 anos atingiu 43% no 4º trimestre de 2020, superando pela primeira vez a meta europeia de 40% assumida no âmbito da Estratégia Europa 2020", refere o comunicado, adiantando que "este resultado confirma o claro reforço da qualificação da população residente em Portugal nos últimos anos, em associação com a prioridade política conferida ao alargamento efetivo da base social de apoio ao conhecimento e ao ensino superior".
Nos últimos anos tem havido um esforço para promover a qualificação da população portuguesa, com a promoção de políticas de apoio à formação e ao ensino superior e o ministério destaca algumas das iniciativas, como os contratos de legislatura desenvolvidos em 2016 e 2019 para aumentar o apoio às instituições de ensino superior, assim como a diversificação e especialização de perfis de oferta de ensino superior, valorizando o ensino politécnico e as formações curtas, conhecidas como Cursos tecnológicos profissionais - CTeSP.
Os concursos especiais de acesso ao ensino superior, o limite máximo do valor das propinas no ensino público e o apoio a estudantes carenciados com o Programa +Superior são também iniciativas referenciadas pelo ministério.
O baixo nível de competências e literacia em áreas digitais tem sido um dos principais obstáculos a melhores desempenhos de Portugal nos índices de desenvolvimento internacionais, especialmente no DESI da União Europeia, mas também nas análises da OCDE, e esta é uma meta importante que os vários Governos têm perseguido.

400 mil estudantes no ensino superior em 2020/21 
Os dados partilhados referem o grupo entre os 30 e os 34 anos, mas o número total de alunos no ensino superior cresce desde 2015, e chegou a 400 mil em 2020/21, mais 42 mil do que em 2015, somando o ensino público e provado. Destes, mais de 9 mil estudantes estão inscritos em formações curtas de âmbito superior, nos  Cursos tecnológicos profissionais - CTeSP.Sapo

Sem comentários: