Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

«Nunca houve um risco tão grande de uma quarta vaga»


Um grupo de especialistas considera, em carta aberta, que as creches e o ensino pré-escolar podem abrir já em março, sem que isso afete o combate à covid-19. 
O virologista Pedro Simas, um dos signatários dessa carta aberta subscrita por dezenas de especialistas de diversas áreas, entre os quais o epidemiologista Henrique Barros e o professor em Economia da Saúde Pedro Pita Barros, apelou também a que a reabertura de escolas seja feita com «muito cuidado», porque apesar de a situação estar a melhorar o perigo ainda não passou.
Em declarações à ‘TVI24’, o especialista referiu que «as escolas foram a última coisa a confinar e logicamente deveriam ser as primeiras a desconfinar mas de forma faseada», disse sublinhando que «temos de ter muito cuidado».
«Nunca houve um risco tão grande de uma quarta vaga, não só em Portugal mas na Europa e no mundo, porque continuando a ter a maior parte da população não imune, pelo menos 75% dos portugueses não estão imunes, os nossos passos têm de ser muito cuidadosos», alertou.

Para Pedro Simas, ainda «é muito cedo para começar a desconfinar em outras áreas da sociedade, temos de começar por aqui (escolas) e tentar perceber qual é o tipo de equilíbrio que conseguimos atingir e de que forma é possível controlar o número de novas infeções», considera.

Questionado sobre a Páscoa, o especialista diz que terá de ser «à distância». «Da mesma forma que o vírus não sabia o que era o Natal, também não sabe o que é a Páscoa», afirma sublinhando que «o que faz sentido é planear o desconfinamento com base nos dados epidemiológicos e não com base no calendário que são as férias da Pascoa».

«Nós vivemos numa situação de emergência mundial, à qual temos de nos adaptar, já perdemos muito tempo e agora o nosso calendário é ditado pelos dados epidemiológicos e não pelo ano civil», concluiu. @ Sapo

Sem comentários: