Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2022

substituir 30 minutos de redes sociais por exercício físico ajuda a melhorar a saúde mental e o bem-estar

 


Os resultados apontam para maior felicidade, bem-estar e menor stress e sintomas de depressão.
Já se sabe que o exercício físico é benéfico para a saúde mental, além de todas as suas qualidades ao nível físico. Agora, um novo estudo, levado a cabo por investigadores da Universidade de Bochum, na Alemanha, vem corroborar isso mesmo, sugerindo que basta substituir a utilização de redes sociais por uma atividade física durante 30 minutos, diariamente, para que a saúde mental melhore significativamente.
A investigação, publicada no jornal SpringerLink, recrutou 642 voluntários, que foram divididos em quatro grupos e avaliados durante duas semanas. O primeiro reduziu o consumo diário de redes sociais em 30 minutos; o segundo grupo aumentou a duração da atividade física em 30 minutos diários, continuando a utilizar as redes sociais como habitual; o terceiro combinou as duas atividades, aumentando o exercício físico e diminuindo a utilização de plataformas sociais; já o quarto grupo não alterou qualquer comportamento na rotina diária, servindo como grupo de controlo.
Além disso, ao longo do estudo, os participantes também responderam a questionários sobre a duração, intensidade e significado emocional da utilização das redes sociais e da prática de exercício físico.
Os resultados da pesquisa revelaram que a diminuição da quantidade de tempo passado nas redes sociais e o aumento da atividade física durante o período de análise tiveram um impacto positivo na saúde e no bem-estar dos indivíduos, já que se sentiram mais felizes e satisfeitos, menos stressados devido à pandemia de Covid-19 e menos deprimidos relativamente ao grupo de controlo.
Seis meses após a análise, o grupo de voluntários revelou ter mais de uma hora e meia a mais por semana de atividade física do que tinha antes da investigação. “Isto mostra como é vital reduzir a nossa disponibilidade online e voltar às nossas raízes humanas”, explicam os cientistas. “Estas medidas podem ser facilmente implementadas na vida quotidiana e são totalmente gratuitas – e, ao mesmo tempo, ajudam-nos a permanecer felizes e saudáveis ​​na era digital”, concluem. @ Sapo

Sem comentários: