Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

morreu a rainha Isabel II aos 96 anos

 Morreu a Rainha Isabel II, no palácio de Balmoral, Escócia.



Após redução dos compromissos desde 2021 devido a limitações de mobilidade, a saúde da rainha agravou-se recentemente, inspirando maior supervisão médica. Esta quinta feira, dia 8, a família mais próxima foi chamada a Balmoral para estar junto da monarca. 


Ainda esta semana, a rainha recebeu na sua residência escocesa o primeiro ministro cessante, Boris Johnson, o qual apresentou a sua demissão. No mesmo dia, recebeu Liz Truss, nomeando-a oficialmente primeira ministra. 


Foi uma das monarcas com maior longevidade na história. Nasceu princesa, terceira na linha de sucessão, subindo ao trono em 1952 depois da abdicação do tio e da morte do pai. Desde o pós Segunda Guerra Mundial até ao declínio do Império Britânico e à Commonwealth, Isabel II foi rainha entre grandes crises e mudanças, num contexto de enormes desafios para as monarquias contemporâneas. 
Aquando do discurso na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque em 2010, o então secretário geral Ban Ki-moon resumia em poucas frases o impacto da monarca no mundo:

"O seu reinado estende-se por décadas. Desde os desafios da Guerra Fria à ameaça do aquecimento global. Dos Beatles a Beckham. Da televisão ao Twitter. Ao longo destes anos, viajou pelo mundo e conheceu os vários povos. Tornou-se num símbolo vivo da elegância, constância e dignidade”, afirmou.

Mesmo com as limitações crescentes por força da saúde e idade, mesmo que delegando algumas tarefas e funções a outros elementos da família real, Isabel II cumpriu até ao final da vida aquela promessa feita na Cidade do Cabo em 1947, ainda antes de ser rainha. Declaro diante vós que toda a minha vida, seja ela longa ou curta, será dedicada ao vosso serviço e ao serviço da nossa grande família imperial, à qual todos pertencemos”.

Isabel II morreu esta quinta-feira, em Balmoral, na Escócia. Sucede-lhe o filho varão, Carlos.


"A morte da minha adorada mãe, Sua Majestade, a Rainha, é um momento da maior tristeza para mim e para todos os membros da nossa família", anunciou o monarca.

"Nós choramos profundamente a morte de uma Soberana estimada e de uma muito amada mãe. Eu sei que a sua perda será altamente sentida por todo o país, os reinos e a Commonwealth, e por infindáveis pessoas pelo mundo", continua a mensagem de Carlos III. 

(adaptado daqui: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/morreu-a-rainha-isabel-ii_es1425926 e https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/morreu-a-rainha-isabel-ii-2 )

Sem comentários: