Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2022

café melhora níveis de atenção

O médico Nuno Sousa, da Escola de Medicina da Universidade do Minho e coordenador de um estudo científico sobre o consumo de café, fala sobre os benefícios da bebida (Conversas Saúde - Visão Saúde)

O café é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, a seguir à água – acima de dois mil milhões de chávenas por dia, estima-se.
Depois de relegado para aquele canto em que se arrumam os produtos prejudiciais à saúde é agora (graças a variados estudos científicos, uns mais credíveis que outrosuma bebida saudável, desde que o seu consumo seja moderado.
Nuno Sousa, médico neuroradiologista, professor na Escola de Medicina da Universidade do Minho e investigador do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), é o coordenador de um estudo recente, publicado na revista científica Molecular Psychiatry. Nele demonstrou-se que as pessoas que consomem café registam melhor controlo motor, maiores níveis de atenção, tornando-os mais aptos para as exigências do dia a dia. Certo é que esse hábito pode trazer benefícios para a aprendizagem e a memória.
Utilizando uma ressonância magnética funcional, comparou-se a estrutura e conetividade do cérebro de um grupo de pessoas que consumia café diariamente com as de um grupo de pessoas que não bebiam e descobriu-se que duas regiões e duas redes de conetividade funcional do cérebro de quem tomava habitualmente esta bebida revelavam padrões de ligação diferentes.
Para que os efeitos benéficos relacionados com o foco sejam verificados, Nuno Sousa assegura que basta um café por dia.
Nestas Conversas da VISÃO Saúde falou-se ainda da associação evidente entre a ingestão de café e a melhoria dos sintomas de Parkinson. Assim como se tratou de se desfazer o mito de que a cafeína é viciante. Como este hábito está associado a um momento de conforto, envolve também uma componente de sugestão que acaba por influenciar o que se sente em casos de privação.
Vai um cafezinho? @ Sapo


Sem comentários: