“O Professor Bachmann e a Sua Turma”, de Maria Speth |
Um elogio ao poder da educação e à educação enquanto poder. Documentário (ler crítica) em duas partes de Maria Speth e vencedor do Urso de Prata e do Prémio do Júri no Festival de Berlim em 2021.
Em Stadtallendorf, uma pequena cidade industrial alemã com uma história complexa no que concerne à integração e exclusão de estrangeiros, o professor Dieter Bachmann oferece aos alunos a chave para o sentimento de pertença. Com idades entre os 12 e os 14 anos, os estudantes são provenientes de doze países diferentes (Cazaquistão, Bulgária, Marrocos, Turquia…) e alguns ainda não dominam a língua alemã. São filhos de imigrantes, que fugiram de situações precárias nos seus países de origem, atraídos pelas oportunidades de trabalho nas fábricas da cidade. Bachmann, cujos métodos de ensino pouco convencionais trazem proximidade à sua relação com os alunos, está empenhado em inspirar estes cidadãos-em-construção com o sentido de curiosidade para que tenham vontade de desenvolver um vasto conjunto de saberes, disciplinas, culturas e opiniões.
“O Professor Bachmann e a sua Turma” parte da pergunta sobre “onde nos sentimos em casa” para fazer um elogio ao poder da educação e à educação enquanto poder.
O filme será exibido dia 14 de setembro, pelas 23h25, na RTP2 e também está disponivel na plataforma da Filmin Portugal. @ Comunidade Cultural e Arte
Sem comentários:
Enviar um comentário