Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

investigadoras da Universidade de Coimbra conquistam um milhão de euros para estudos na área da saúde

Os dois projetos de investigação, que "pretendem vir a ter impacto nos domínios das infeções gastrointestinais e das neurociências", foram escolhidos entre as 546 propostas apresentadas ao concurso ​​​​​​​CaixaResearch de Investigação em Saúde 2022.

Manuela Ferreira, investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra

Duas investigadoras da Universidade de Coimbra conquistaram um financiamento de cerca de um milhão de euros para desenvolverem dois projetos de investigação nos domínios das infeções gastrointestinais e das neurociências, anunciou esta terça-feira aquela instituição de ensino superior.
De acordo com a Universidade de Coimbra (UC), o financiamento para as investigadoras do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC) e do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal) é proveniente da Fundação "la Caixa".
Os dois projetos de investigação, que "pretendem vir a ter impacto nos domínios das infeções gastrointestinais e das neurociências", foram escolhidos entre as 546 propostas apresentadas ao concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2022.
Trata-se de um programa de financiamento que tem por objetivo "apoiar iniciativas de excelência científica com elevado potencial e impacto social, tanto em investigação de base e clínica, como translacional e de inovação".
Para o projeto coordenado pela investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra Manuela Ferreira foram alocados cerca de 410 mil euros.
Intitulado "Qual a influência da dieta no sistema imunitário durante os primeiros anos de vida?", este projeto visa estudar os linfócitos T, um tipo de células imunitárias que se encontram no epitélio intestinal (o revestimento do intestino) e que são conhecidas por atuarem como primeira linha de defesa imunitária.
"A investigação vai centrar-se no papel de retinoides (moléculas presentes na dieta e quimicamente relacionadas com a vitamina A) nos linfócitos T e determinar a sua função no intestino durante os primeiros anos de vida", informou.
Para a investigadora Manuela Ferreira, "existe grande urgência em compreender melhor o funcionamento do intestino e a relação que se estabelece entre o sistema imunitário e os alimentos ingeridos"@ DN

Sem comentários: