Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

depois dos projetos-piloto, os manuais escolares em papel começam a desaparecer já no próximo ano letivo

Depois dos projetos-piloto, os manuais escolares em papel começam a desaparecer já no próximo ano letivo.

Substituídos por manuais digitais, o Governo quer pôr os alunos do Ensino Básico e do Secundário a estudar por um ecrã.
Neste ano letivo que agora começou, 12 mil alunos irão viver neste “admirável mundo novo” em que se estuda a olhar para um ecrã. Só no continente, houve 66 agrupamentos que se voluntariaram para integrar o projeto-piloto de manuais digitais, em turmas do 3.º ao 11.º ano.
São experiências que já vêm de trás e que até já têm sido estudadas. Por exemplo, um relatório encomendado pela Direção-Geral da Educação à Universidade Católica, que agregava dados recolhidos junto das nove escolas que aderiram à primeira fase do Projeto-Piloto Manuais Digitais, no ano letivo de 2020/2021, dava notas globalmente positivas. Mas a maior queixa de alunos e professores prende-se com o acesso à internet dentro dos espaços escolares. Há muitas falhas e não só nas aldeias remotas – há escolas no centro de Lisboa onde simplesmente não há rede.
Estando a desmaterialização progressiva dos manuais escolares no programa do Governo, a VISÃO soube que a substituição do papel pelo digital não acontecerá antes de 2025 embora possa ser introduzida já no ano letivo de 2023/2024 em alguns graus do ensino.
Os alunos irão aceder aos manuais digitais através de equipamentos que o Estado vai adquirir com os fundos do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), no qual está prevista a aquisição de 600 mil computadores de uso individual para alunos e professores, assim como um largo programa de formação em competências digitais que abrangerá os professores.
Mas não faltam estudos científicos a frisar os benefícios do papel na aprendizagem das crianças, cimentando a escrita e a leitura, bem como o malefício dos ecrãs no desenvolvimento do cérebro infantil. A polémica está instalada e na VISÃO desta semana pode ler, de forma mais aprofundada, as implicações da medida que o Governo quer acelerar e uma entrevista ao Ministro da Educação. @ Sapo

Sem comentários: