Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

sonda colide com asteroide para tentar mudar trajetória e defender Terra de futuras ameaças

Colisão está prevista para as 00h14 da próxima madrugada e poderá ser vista em direto nos canais da NASA.

© NASA/Johns Hopkins APL/Steve Gribben
A sonda da NASA Double Asteroid Redirection Test (DART) vai colidir "intencionalmente", na madrugada de terça-feira, com Dimorphos, a lua de menor dimensão do sistema binário composto também pelo asteroide Didymos. O objetivo é tentar alterar o movimento de asteroides que, no futuro, possam representar uma ameaça para o planeta Terra.
"O asteroide alvo do DART não é uma ameaça para a Terra. Este sistema de asteroides é um campo de testes perfeito para observar se a colisão de uma nave espacial com um asteroide será uma maneira eficaz de mudar o seu curso, caso um asteroide que ameace a Terra seja descoberto no futuro", explica a agência espacial norte-americana.
O alvo da sonda DART nesta missão é o "sistema binário" composto pelo asteroide Didymos, com aproximadamente 780 metros de diâmetro, e Dimorphos, a lua que orbita Didymos, com um tamanho aproximado de 160 metros.
Segundo o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, a missão é liderada pelo Laboratório de Física Aplicada da Johns Hopkins, em Laurel, Maryland, que, pela primeira vez na História, vai tentar mudar o movimento de um asteroide no espaço. @TSF

Sem comentários: