Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Irão: pena de prisão para jornalistas que noticiaram a morte de Masha Amini

Um tribunal iraniano condenou a penas de prisão as jornalistas Niloufar Hamedi e Elahe Mohammadi, pelo seu papel em noticiar a morte de Mahsa Amini sob custódia policial, segundo o órgão de imprensa da Justiça do Irão, Mizan Online.

Elaheh Mohammadi,  de 36 anos e Niloufar Hamedi, de 31, estão encarceradas na prisão de Evin, em Teerão, desde a sua detenção no final de setembro de 2022, poucos dias após a morte da jovem curda iraniana de 22 anos.

Elaheh Mohammadi  foi condenada a seis anos de prisão por colaboração com os Estados Unidos, cinco anos por conspiração contra a segurança do país e um ano por propaganda contra a República Islâmica, segundo o Mizan Online.

A fotojornalista Niloufar Hamedi foi condenada a sete anos de prisão por colaborar com os Estados Unidos, cinco anos de prisão por conspiração contra a segurança do país e um ano de prisão por propaganda contra a República Islâmica, acrescentou a mesma fonte, citada pelas agências Efe e AFP.

Durante esse período, as duas jornalistas terão de frequentar cursos de “ética profissional” e não poderão sair do Irão. Fonte: Sapo

Sem comentários: