(vídeo reencaminhado/autor desconhecido)
A cidade do Porto foi afetada pelo mau tempo durante o fim de semana. Registaram-se várias inundações no centro da cidade, sobretudo junto à estação de metro de São Bento.
A precipitação intensa que caiu num curto espaço de tempo lavou toda a zona alta da cidade do Porto, mas as águas intensas foram abrindo caminho até à baixa da cidade, desaguando pela Rua Mouzinho da Silveira, que liga a Estação de São Bento à Ribeira do Porto. A Mouzinho ficou alagada em lama, gravilha e areias, grande parte oriundas das obras que decorrem ali perto para o alargamento da rede da Metro do Porto.
A Câmara do Porto considera que as obras de alargamento do metro poderão ter agravado a situação, mas a empresa já veio descartar qualquer ligação entre as obras e as inundações.
Porém, a pluviosidade foi tanta que a água "em vez de vir pelos canais e pelo rio da Vila [canal que corre no subsolo da Praça da Liberdade e da Rua Mouzinho da Silveira, em direção ao rio Douro], escorreu à superfície.", explicou Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara.
De acordo com o vice-presidente da Câmara do Porto, registaram-se 56 ocorrências na cidade e, pelo menos, 250 pedidos de ajuda. "Tivemos uma tormenta, tivemos uma grande queda de água num curto espaço de tempo", reconheceu Filipe Araújo.
Hoje, as ruas da cidade estão mais limpas, o metro já funciona e as reparações estão em curso. Os danos foram muitos e é necessário fazer avaliações aos estragos e procurar soluções.
Para mais logo, sobra a preocupação da possibilidade da sibida das águas na zona ribeirinha.
Sem comentários:
Enviar um comentário