Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

uso OBRIGATÓRIO de máscara

A obrigatoriedade do uso de máscara impõe-se na nova vida das escolas. Mas quem usa óculos de forma regular tem a sua vida mais dificultada, uma vez que os óculos embaciam facilmente.

Já todos percebemos que máscaras de proteção e óculos não combinam. E este fenómeno de condensação ainda torna tudo mais complicado. Isto acontece porque a respiração é quente e fica ainda mais quente dentro da máscara. Como as lentes dos óculos estão frias, ou pelo menos  estão numa temperatura ambiente, a diferença de temperaturas causa esta condensação, também chamada de nebulização. E é precisamente aqui que reside todo o drama: é que além de se perder a visibilidade, o embaciado obriga a tocar nos óculos com as mãos e, consequentemente, na cara e nariz, o que é muito pouco recomendável. 

Vamos ver algumas soluções que podem facilitar a nossa vida do presente e do futuro próximo.

Usar uma máscara com uma pequena barra de metal/clipe flexível que obrigue a máscara a ficar junto às paredes nasais. Caso a sua máscara não possua um destes clipes, há sempre um pequeno pedaço de metal flexível aí por casa que possa usar para resolver este problema.
Para evitar embaciar as suas lentes pode ainda encontrar soluções mais caseiras, daquelas que só os avós sabem, como usar sabão ou espuma de barbear.
Se preferir usar sabão, basta aplicá-lo em ambos os locais das lentes, espalhar com um pequeno tecido de microfibra (para não riscar), enxaguar com água e deixar secar ao ar. Desta forma, a camada residual de sabão (que não se vê) evita que a condensação se espalhe.

Quanto à espuma de barbear, o processo é basicamente o mesmo, sendo que a única diferença é que deve enxaguar os óculos com água quente.
Em muitas lojas de óculos são vendidos uns pequenos sprays anti-humidade que também são capazes de resolver este problema.
Outra das dicas é usar um pequeno lenço de papel descartável por dentro da máscara. Coloque o lenço de papel horizontalmente sobre a ponta do nariz, paralelo à linha limite da máscara. Este processo permite ter uma camada adicional de proteção, absorvendo mais humidade e, por isso, evitando a condensação.

Claro que a utilização de lentes de contacto, pelo menos nesta fase em que é obrigatória a utilização de máscara de proteção em praticamente todos os locais, pode ser uma das melhores soluções. (adaptado de Porto Secreto)

Sem comentários: