Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

OMS alerta: «Ainda estamos no início da pandemia»


 O mundo ainda está no início da pandemia de coronavírus, de acordo com o enviado especial da Organização Mundial da Saúde (OMS) à Covid-19, David Nabarro, citado pelo ‘The Guardian’.

Numa sessão  do comité de negócios estrangeiros do Reino Unido, o responsável descreveu a situação da epidemia como «grotesca», considerando que o mundo ainda está longe de ver o fim desta crise de saúde pública global.

É muito pior do que qualquer ficção científica sobre pandemias. Isto é realmente sério, nem sequer estamos no meio da epidemia. Ainda estamos no início», alertou Nabarro na terça-feira. «Estamos a começar a ver os danos que isto vai causar no mundo».

O enviado especial da OMS disse ainda: «E está a ficar cada vez mais desagradável à medida que entramos nesta fase, particularmente na Europa, de um ressurgimento» de infecções. «Nenhum de nós considera a situação actual outra coisa senão horrível, grotesca, realmente embaraçosa», acrescentou.

Para Nabarro esta «é uma situação terrível, um problema de saúde tão fora de controlo que está a levar o mundo, não apenas a uma recessão, mas a uma enorme contracção económica que provavelmente vai fazer duplicar o número de pobres, duplicar o número de desnutridos e conduzir centenas de milhões de pequenas empresas à falência».

A nível global a pandemia da Covid-19 já infectou mais de 29,5 milhões de pessoas, causando ainda mais de 935 mil vítimas mortais, de acordo com dados oficiais da Universidade Jonhs Hopkins, nos Estados Unidos. @ Sapo

Sem comentários: