Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 30 de junho de 2020

LPCC: atividades de Verão para os mais novos

É habitual, nesta fase do ano, a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte dinamizar uma série de atividades gratuitas destinadas aos mais novos durante o período de férias escolares, reforçando a mensagem da prevenção de cancro.

Este ano, atendendo à situação que o país e o mundo atravessam devido à pandemia pela COVID-19, as estratégias foram reajustadas de forma a permitirem a continuidade do trabalho desenvolvido apesar das restrições impostas, nomeadamente no que diz respeito ao distanciamento social.

É objetivo da Liga poder ajudar as famílias e alunos nesta altura de adaptação para todos, permitindo uma oferta interessante em tempo de férias. 

Assim sendo, temos o prazer apresentar duas propostas, para grupos-alvo distintos: Colónia de Férias Virtual  designada por Verão em Liga'Ação, da responsabilidade do Departamento de Educação para a Saúde e destinada a crianças  adolescentes entre os 10 e os 15 anos. Todas as informações constam do Regulamento mas desde já se informa que:
  • Calendário: mês de julho (cada criança/adolescente poderá inscrever-se para uma semana)
  • Desenvolvimento: todos os dias da semana se proporciona uma conversa síncrona com os participantes, apresentando-lhes um desafio a ser desenvolvido ao longo do dia. No final do dia existirá novo encontro para saber os resultados. A ideia não será ficar todo o dia em frente ao computador, mas antes promover oportunidades de desenvolvimento acompanhado por técnicas da LPCC  - NRN
  • à partida as sessões desenvolver-se-ão no zoom e haverá alguma propostas de trabalho colaborativo (por exemplo o padlet) INSCRIÇÕES AQUI

LIP- Laboratório de Investigação Pedagógico. O projeto tem como objetivos fomentar a consciencialização, formação e prevenção do cancro na população jovem, nomeadamente jovens a frequentar a escolaridade obrigatória, idealmente do 9º ao 12º ano. O LIP permite a elaboração de experiências relacionadas com a oncobiologia, potenciando a conciliação de conceitos básicos adquiridos, segundo os planos curriculares em vigor, com a experimentação prática. Os procedimentos experimentais visam uma melhor compreensão dos mecanismos subjacentes à funcionalidade do organismo humano e a sua relação com os processos inerentes ao desenvolvimento de cancro. Destacando-se o conhecimento da unidade básica de vida, a célula; da molécula chave da vida, o DNA; a influência da individualidade genética do indivíduo e a possível interação destes com o meio ambiente onde o indivíduo está inserido e de alguns procedimentos importantes ao nível dos rastreio, como o caso do rastreio do cancro do colo do útero. 
  • Calendário: mês de julho, agosto e setembro 
  • Apenas 8 alunos em cada semana- mediante inscrição
  • Horário reduzido (9:00h 12:30h ou 14:00-17:30h)- Escolher qual dos horários.
  • O transporte até às instalações é da responsabilidade dos encarregados de educação.
Caso esteja interessado nesta atividade, ou necessite de mais informação, pode utilizar os seguintes contactos: 
Laboratório de Investigação Pedagógico-LIP
E-mail:  lip.nrnorte@ligacontracancro.pt  |  telefone: 225492423  |  telemóvel: 914018976

Sem comentários: