Número total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de junho de 2020

um Dia Mundial da Criança diferente, com sugestões online

Os tempos que vivemos obrigam à mudança. Hoje, Dia Mundial da Criança, escritores e artistas desdobram-se em atividades online, para as crianças e suas famílias. 
O CRESCER deixa-lhe duas sugestões.

     Há cerca de 10 anos,  o autor Daniel Completo e a escritora Luísa Ducla Soares começaram um trabalho em parceria para a criação de audiolivros. Já fizeram 11 audiolivros, levando assim os seus poemas às bibliotecas, auditórios e escolas, ao longo do país, contribuindo para juntar alegria, festa e aprendizagem.
        Devido à situação pandémica que se vive, os autores propõem-se agora fazer a apresentação online, em tempo real, do seu audiolivro "Quem dá Asas às Palavras" para a Rede de Bibliotecas Escolares, no dia 1 de Junho - Dia Mundial da Criança, pelas 16h30m. Este livro da autoria de Luísa Ducla Soares e Daniel Completo é ilustrado, na versão impressa, por João Vaz de Carvalho.
A apresentação será realizada através do Youtube, neste link.
Esta iniciativa assinala os 50 anos de vida literária da escritora Luísa Ducla Soares.

     Mas se preferir as artes performativas, o Teatro Municipal do Porto (TMP) disponibiliza online o espetáculo da bailarina Marta Cerqueira e desafia as famílias para outras atividades.


    “SubLinhar”, da coreógrafa e bailarina Marta Cerqueira, é um espetáculo para ver em família e celebrar um dia da criança diferente.
PEDRO SOARES BOTELHO / MADREMEDIA

        Por 35 minutos, vai ser possível usar o computador para outra coisa que não as aulas. Hoje, dia mundial da Criança, o Teatro Municipal do Porto (TMP) celebra com um espetáculo online. “SubLinhar”, da coreógrafa e bailarina Marta Cerqueira, foi criado para crianças a partir dos seis anos e vai ser transmitido às 16 horas na página de Facebook do TMP.
     Em “SubLinhar”, uma linha torna-se protagonista no espaço cénico e é usada por Marta Cerqueira para “desenhar no espaço, insinuar formas, texturas, acentuar movimentos, definir direções ou percursos que nos levam a mudar de lugar, fazer perguntas ao mundo e crescer”.
       O espetáculo tem a duração de 35 minutos e vai ficar disponível online até às 23h59m, do dia 1 de junho.
     Para além desta iniciativa, o TMP lançou também um desafio às famílias, onde pais e filhos são convidados a criar uma nova história a partir das personagens ilustradas da agenda do Paralelo — Programa de Aproximação às Artes Performativas.
  Todas as histórias serão partilhadas nas redes sociais do Teatro, no dia 1 de junho, com a hashtag #TMPDesafioEmFamilia. @ Sapo

Sem comentários: