A decisão de estudar no Ensino Superior acarreta com ela algumas questões relativamente à instituição a escolher: universidade ou instituto politécnico? Sabe as diferenças?
Cada instituição tem as suas particularidades, que vão ao encontro do que os vários alunos procuram. Conheça então as várias possibilidades para tomar uma decisão mais fácil.
Quais as diferenças entre Ensino Universitário e Ensino Politécnico?
O Ensino Universitário e o Ensino Politécnico são os dois sistemas que fazem parte do Ensino Superior Português.
A grande diferença que distingue estes sistemas são os métodos de ensino. Porém, é importante ressalvar que por se regerem por métodos distintos, não significa que um seja melhor que o outro. No fundo, permitem uma maior abertura de opções para os futuros estudantes, que, certamente, não terão todos as mesmas preferências de aprendizagem.
Começando pelo Ensino Universitário, este rege-se por um método de ensino mais teórico e científico, e pretende apurar as competências de investigação de cada um. O objetivo é assegurar que os alunos tenham formação técnica que os prepare para o mundo profissional. Por este método de ensino, os alunos ficam preparados para a conceção, inovação e análise crítica.
O Ensino Universitário divide-se em universidades, em institutos universitários e ainda engloba outras instituições de ensino.
Por outro lado, o Ensino Politécnico alia a vertente teórica com a prática. Este centra-se mais em formações vocacionais e orientadas para a parte técnica e de desenvolvimento, com vista à avaliação e resolução de problemas. O propósito neste é sempre a aplicação daquilo que se aprende a exercícios da vida profissional.
O Ensino Politécnico encontra-se em institutos politécnicos e outras instituições de ensino politécnico.
As médias diferem consoante o Ensino?
Na sua maioria, os cursos de cada tipo de instituição são exclusivos de cada uma, mas há cursos que existem em simultâneo nas duas.
Nesses cursos existe uma clara diferença entre as médias de entrada. É mais frequente as médias serem mais baixas no Ensino Politécnico, por ser menos procurado. Isto porque existe uma maior preferência pelo Ensino Universitário, já que é aquele que os estudantes portugueses mais frequentam. O que faz com que as médias sejam então diferentes, consoante a instituição.
Que Ensino tem maiores taxas de empregabilidade?
O top de cursos que tiveram menores taxas de desemprego, com dados de 2020, pertencem ao Ensino Politécnico, com os cursos de Ciências Biomédicas e Laboratoriais e Enfermagem em diversos politécnicos. Estes terão sido cursos bastante necessários para o decorrer de uma pandemia, e, relativamente ao primeiro, por exemplo, é um curso exclusivo deste ensino.
Os graus do Ensino Universitário e do Ensino Politécnico são os mesmos?
Tanto no Ensino Universitário como no Ensino Politécnico é possível fazer Licenciatura, Mestrado e Pós-Graduação.
Porém, não é possível realizar-se um doutoramento no Ensino Politécnico. Este é um direito apenas reservado ao Ensino Superior por demonstrar capacidade científica. Fonte: Sapo
Sem comentários:
Enviar um comentário