Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2024

escola sede: "25 de Abril, sempre!" pelo QCena! no Auditório Manuel Ferreira

Chegou este convite, por e-mail, para Docentes e Não-Docentes:

"É com o maior gosto que anunciamos que o espetáculo 25 de Abril, sempre! será apresentado em duas sessões no Auditório Manuel Ferreira, às 18h30 e às 19h30, no próximo dia 4 de junho, terça-feira, para as quais gostaríamos de convidar-te. 

Estas últimas apresentações do QCena!, neste ano letivo, integram o trabalho desenvolvido no Clube de Teatro QCena!, nas Oficinas QCena!, do Movimento e das Artes e ainda no projeto Visitações: Revolução (em parceria com o Teatro Nacional de S. João).

O acesso ao espetáculo é gratuito e limitado aos lugares disponíveis no auditório.

Poderás, entretanto, solicitar-nos antecipadamente bilhetes. 

Do cartaz em anexo consta, ainda, a nossa participação no Festival de Teatro Jovem da Maia, com a organização do Câmara Municipal da Maia." 

Amélia Lopes, Cláudia Brito, Elsa Gonçalves e Nuno Marinho, docentes responsáveis pelo projeto

Um convite destes nunca se rejeita!

50 anos ESÁS: veja a cerimónia oficial completa no site oficial


Agora que a cerimónia oficial decorreu em Conselho Geral aberto e que o lema das comemorações foi encontrado, pode ver esta cerimónia a partir do site oficial das comemorações, devidamente atualizado, da responsabilidade do professor Cândido Pereira.

atualidade: morreu o professor e antigo subsecretário de Estado Santana Castilho

Especialista na área da educação tinha 80 anos.

O professor e antigo subsecretário de Estado dos Assuntos Pedagógicos Santana Castilho morreu esta quarta-feira em Lisboa, aos 80 anos.
A notícia foi avançada pelo jornal Público, onde o pedagogo era cronista desde 2001.
Manuel Henrique Santana Castilho era um especialista na área da educação. Ocupou o cargo de subsecretário de Estado dos Assuntos Pedagógicos do Ministério da Educação e Universidades e foi subsecretário de Estado Adjunto do VIII Governo, com Fraústo da Silva como ministro.
Nasceu em Beja em 1944 e foi professor durante mais de 40 anos em diferentes níveis de ensino, tendo escrito livros e crónicas, com um foco especial na área da educação e pedagogia.
Segundo aquela publicação, o velório irá realizar-se na quinta-feira na capela pequena da Basílica da Estrela, sendo o funeral reservado à família. Fonte:  DN

escola sede: encontro de alunas(os) que participam no Projeto ART’THEMIS+UMAR

No dia 29 de maio, as/os alunas/os das turmas 7.ºD e 7.ºJ, estiveram presentes no VII Encontro ART'THEMIS+, a fim de apresentarem os seus produtos artísticos desenvolvidos ao longo do ano letivo, nas aulas de Cidadania, com a colaboração das técnicas que integram o Projeto ART'THEMIS+ da UMAR.

O evento decorreu no Auditório do Espaço TECMAIA Parque e foi um momento em que as/os alunos, oriundos de várias escolas do distrito do Porto, partilharam os seus produtos artísticos.  Através destas apresentações (teatros, danças, músicas, ilustrações, vídeos…), abordaram-se as temáticas: Estereótipos e Preconceitos, Emoções e Sentimentos, Direitos Humanos, Direitos das Mulheres, Igualdade de Género, Violência Doméstica, Violência no Namoro, Sexualidade, entre outros temas.

Este programa de prevenção é implementado em várias escolas do país, permitindo importantes encontros/momentos de partilha e de reflexão, com o objetivo de sensibilizar para a importância da inclusão e da aceitação das várias culturas.     

                                                                                                                                                        cortesia de envio de Ilda Anjos, docente de Português

mundo: alinhamento raro de 6 planetas vai ser visível desde a Terra na madrugada de 3 de junho

 Os alinhamentos de seis planetas ocorrem com pouca frequência, dependendo da órbita e da posição de cada planeta visto da Terra.

Seis planetas do sistema solar - Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno - vão ser visíveis mais ou menos alinhados no céu noturno antes da madrugada de 03 de junho, um fenómeno invulgar, de acordo com a NASA.
"Se estivéssemos num local do espaço que não fosse a Terra, estes planetas não pareceriam estar alinhados", afirmou Alphonse Sterling, astrofísico do Marshall Space Flight Center da NASA, em comunicado.
Os alinhamentos de seis planetas ocorrem com pouca frequência, dependendo da órbita e da posição de cada planeta visto da Terra.
Apesar disso, o mesmo alinhamento aproximado de seis planetas poderá ser visível, ainda este ano, horas antes do amanhecer de 28 de agosto e, novamente, em 18 de janeiro de 2025.
"Não é invulgar ver dois ou três alinhados, mas seis deles alinhados desta forma é invulgar", explicou o responsável.
É provável que o alinhamento planetário seja mais visível 30 a 60 minutos antes do nascer do sol, olhando para leste a partir de um ponto alto e escuro, com poluição luminosa mínima e uma visão desobstruída de todo o horizonte.
Os planetas Marte e Saturno serão identificáveis a olho nu, e Mercúrio e Júpiter também serão visíveis perto do horizonte.
No entanto, para acrescentar Neptuno e Urano ao alinhamento será necessário utilizar um telescópio ou binóculos de alta potência.
O alinhamento de seis planetas é mais comum do que um alinhamento planetário completo, no qual, todos os oito planetas do sistema solar da Terra pareceriam cair em formação aproximada no mesmo lado do Sol.
Tendo em conta todos os fatores envolvidos, incluindo o plano orbital, a velocidade e a distância de cada planeta, as estimativas sugerem que demoraria mais de 300 mil milhões de anos a ocorrer uma vez. Fonte:  Sic Notícias

50 anos ESÁS: entrega de prémios - concurso do mural

"Decorreu nesta terça feira, dia 28 de maio, pelas 10:20 horas, a cerimónia da entrega dos prémios ao trabalho vencedor e a todos os participantes no concurso para a realização de um mural, no espaço escolar, alusivo às comemorações dos 50 anos da Escola Secundária de Águas Santas. 

Organizado pelo grupo de Artes Visuais, o concurso foi dirigido aos alunos do ensino secundário que frequentam o curso de Artes Visuais da nossa escola. 

Foram aceites seis trabalhos a concurso e foi escolhido como vencedor o projeto da aluna Ana Beatriz Almeida, do 10.ºD1.  Este trabalho será pintado numa parede da nossa escola pelos alunos da turma da Beatriz no início do próximo ano letivo. 

Felicitamos a aluna vencedora e todos os que participaram neste concurso."

Ana Beatriz Almeida - 10.ºD1

entrega do prémio à vencedora, Ana Beatriz Almeida

Fonte: blogartes

50 anos ESÁS: texto da aluna Ana Jorge, na abertura das cerimónias oficiais


“A escola não deve ter a melancolia da cadeia. (...) A educação deve ser dada com higiene. A escola entre nós é uma grilheta do abecedário, escura e suja: as crianças, enfastiadas, repetem a lição, sem vontade, sem inteligência, sem estímulo: o professor domina pela palmatória, e põe todo o tédio da sua vida na rotina do seu ensino.”

Este é um excerto de uma das farpas recolhida da obra «Uma Campanha Alegre» de Eça de Queirós. Uma obra publicada há 134 anos.

Felizmente a escola já não é tanto assim, como descreve Eça de Queirós. “o professor já não domina pela palmatória” mas não podemos esquecer que estes métodos, absurdos e cruéis duraram até pelo menos à década de 80 e mudaram porque muitos lutaram pela dignidade na educação.

Hoje a escola é muito mais do que isso. Deixou de ser “escura e suja” e uma grilheta do abecedário e do conhecimento. Está plena de diálogos, convergências, divergências, inclusão.

Na escola “O Diretor é gente, o DT é gente, o professor é gente, o funcionário é gente. Cada aluno é gente.”  Hoje a escola é vida. É a nossa vida, é o nosso dia-a-dia. 

Ando nesta escola há 8 anos. Parece pouco, mas são 44% da minha vida.

E foram 8 anos de muitas experiências.

Foram 8 anos de adaptação contínua, principalmente com a pandemia. 

Foram 8 anos de teste, trabalho, ficha, questão-aula, apresentação, PowerPoint, Canva, Prezzi, Genially, debate, portfólio, relatório, ufa… 

Foram 8 anos de viagens de estudo, de museus, de espetáculos e de lanchinhos do último dia de aulas.

Foram 8 anos de notas altas, baixas, medianas. Notas esperadas e notas verdadeiramente surpreendentes (interpretem como quiserem).


Foram 8 anos de “Ihh, e agora? Esqueci-me de marcar a refeição!”


Foram 8 anos do gelo e do chá do bufete que curam todos os males.


Foram 8 anos de colegas, pessoas com quem simpatizo e pessoas que nem tanto e amigos que com certeza levarei para a vida.


Foram 8 anos de professores, de professores bons, de professores muito bons, e de professores de quem me vou lembrar até quando for velhinha. (um beijinho para eles)


Foram 8 anos de funcionários que ajudam sempre que é preciso. (um beijinho para eles também)


Foram 8 anos de “Psst! Emprestas-me uma folha de teste?”


Foram 8 anos de A3, A1, A2 e finalmente A5. Ah! e Moutidos, claro, que nunca esquecerei.


Isto para dizer que foram 8 anos memoráveis.

 

Eu passei esses 8 anos mortinha que acabasse e eu pudesse fazer o que me apetecesse. Mas está a chegar o fim e, provavelmente como muitos colegas do 12º ano, eu não quero que acabe.


Por tudo isto e muito mais, obrigada.

texto de Ana Jorge, aluna do 12.ºH


50 anos ESÁS: cerimónia da abertura oficial das comemorações

No Auditório Manuel Ferreira, pelas 18h40m do dia 29 de maio de 2024, a professora Gabriela Lopes, presidente do Conselho Geral, perante um público constituído por alunos fundadores da escola, pelo primeiro "Encarregado da Direção" (assim foi designado, na época) da escola embrionária, por representantes dos alunos, dos pais e dos funcionários e, ainda, por professores em serviço e outros aposentados, abriu o evento com cordiais palavras. 

arranjo floral da autoria de Cristina Magalhães, docente de Artes Visuais

professora Gabriela Lopes, presidente do Conselho Geral

Depois, um vídeo (pode vê-lo aqui) realizado pelo professor Cândido Pereira, mostrou, em breves minutos, vários momentos marcantes da escola desde o seu embrião até aos dias de hoje e terminou com a revelação do lema vencedor das comemorações. 

lema vencedor

O professor Ferreira, Diretor do Agrupamento, fez sua a palavra e elogiou emotivamente o trabalho desenvolvido por todos ao longo dos 50 anos da escola. 

senhor Diretor, Manuel Ferreira

Já depois destes discursos, levados pela apresentação do aluno Rafael Oliveira, do 12.ºI, com o suporte técnico do aluno Tomás Silva, do 12.ºH, o público pôde ouvir cantar a aluna Mafalda Alves, do 12.ºH, seguida pelo Martim Costa, do 6.ºD (candidato ao programa The Voice Kids).

Mafalda Alves, 12.º H

Martim Costa, 6.º D

Já no final, a aluna Ana Jorge, do 12.ºI, leu um texto que tinha já concebido para o Projeto +, sobre a sua vivência de oito anos na ESÁS (texto publicado num outro post deste jornal).

Ana Jorge, 12.ºH

Por último, a Dra. Emília Santos, vice-presidente da C.M.Maia e vereadora do pelouro de Educação, fez um discurso elogioso da escola, tanto pelo exemplo de capacitação de conhecimento, como de solidariedade e de inclusão, centrado na pessoa do nosso Diretor Ferreira e extensivo a "todos, todos, todos". Terminou o seu discurso, oferecendo à escola uma peça do arquiteto Siza Vieira, concebida para as celebrações do Foral da Maia.  
Dra. Emília Santos

professora Gabriela Lopes mostra oferta 

O Presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas, Miguel dos Santos, também marcou presença neste evento.
Presidente da Junta de Freguesia, ao centro
E eis que os convidados foram, então, encaminhados para o espaço da cantina, para poderem conviver um pouco, num Porto de Honra (da Quinta da Pacheca) a preceito.



arranjo floral da autoria de Cristina Magalhães, docente de Artes Visuais


Mãos à obra, ESÁS! Vamos comemorar os 50 anos. São "50 anos de mãos dadas a construir futuro."

texto e fotos de Manuela Couto, docente de Português
pequenos vídeos de Aurora Sereno, aluna fundadora

IR: projeto "Palmilhar Portugal"

Projeto prevê "a criação de um percurso circular que atravessa entre 90 a 100 concelhos", passando pelo litoral e linha de fronteira de norte e sul, "criando um trilho de 360 graus, com mais de três mil quilómetros", disse à agência Lusa o mentor da iniciativa, Ricardo Bernardes.
O maior percurso pedestre circular do mundo está a ser criado em Alcobaça, no âmbito do projeto "Palmilhar Portugal", que pretende dar a volta ao país em 3.000 quilómetros de trilhos que atravessarão uma centena de concelhos. O projeto prevê "a criação de um percurso circular que atravessa entre 90 a 100 concelhos", passando pelo litoral e linha de fronteira de norte e sul, "criando um trilho de 360 graus, com mais de três mil quilómetros", disse à agência Lusa o mentor da iniciativa, Ricardo Bernardes.
A ideia, surgida há cerca de dois anos, tem estado a ser desenvolvida e apresentada "a diversos municípios que serão parceiros do projeto, colaborando na delimitação e marcação dos percursos nos seus concelhos", explicou o alcobacense criador do conceito.
O "Palmilhar Portugal" aposta no turismo sustentável, de saúde e bem-estar como forma de "captar turistas nacionais e estrangeiros para conhecerem o que o país ter de melhor, ao nível de património, de paisagem, de fauna, flora, de costumes e tradições", acrescentou.
Convicto de que se trata de um conceito que pode "desempenhar um papel ativo na coesão territorial e na atenuação da sazonalidade turística, em diversas regiões", Ricardo Bernardes revelou ainda que pretende chamar para o projeto, além das autarquias, "entidades culturais, desportivas e atividades económicas como a hotelaria e restauração" para criar 'packs' de experiências em cada região.
Além disso, o projeto apostará "na realização de eventos ligados com caminhadas, 'trail' e BTT", podendo depois os participantes e público juntar "experiências gastronómicas, visitas a museus ou outras atrações de cada uma das zonas".
Para tal está a ser criada uma aplicação que permitirá, através do telemóvel, ter acesso a todo o trilho e criar os "pacotes de experiências à medida de cada utilizador".
Ao palmilhar o território, os participantes "vão recebendo notificações com informação do próximo local e terão interações dentro da aplicação, podendo divulgar curiosidades que encontrem, marcar alojamento, restauração, ou ter informações sobre os eventos desportivos e culturais", exemplificou.
O primeiro percurso a ser criado será no concelho de Alenquer, no distrito de Lisboa, com inauguração prevista para o final do mês de julho e que dará, segundo o promotor, "destaque às paisagens ligadas aos moinhos e aos vinhedos".
Para os meses seguintes está prevista a abertura de "quatro percursos no Alentejo, três na região Centro e dois em Trás-os-Montes", afirmou Ricardo Bernardes, estimando que até ao final do ano esteja implementados "15 percursos em todo o país".
O projeto, que representa um investimento de 3,5 milhões de euros, passará "sempre por terrenos públicos, exclusivamente pedestres e sem alcatrão" e pretende ainda incluir "alguns trilhos acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida".
Será ainda complementado com "um passaporte digital, que na aplicação registará todos os percursos feitos por cada utilizador e um passaporte físico que poderá ser carimbado ao longo dos vários percursos".
A estimativa de Ricardo Bernardes é de que "os 3.000 quilómetros estejam implementados num prazo de três anos", dependendo da adesão dos municípios. Fonte: Expresso

Nota: os destaques são da responsabilidade da equipa do CRESCER

quinta-feira, 30 de maio de 2024

50 anos ESÁS: revelado o lema das comemorações


Neste dia de hoje, 29 de maio de 2024, em que se celebrou a abertura oficial dos 50 anos da ESÁS, foi revelado o lema das comemorações.

Assim, a monografia da ESÁS deverá dar resposta à sugestão mais votada.

E a sugestão mais votada foi...


quarta-feira, 29 de maio de 2024

Escola do Corim: proposta Museu da Maia "Rua de Guarda-Chuvas"

         


              

A Escola de Corim, respondeu ao convite do Museu e Etnologia da Terra da Maia e participou na atividade “Rua de guarda-Chuvas”.

Todas as turmas da escola participaram decorando um
guarda-chuva inutilizado, a seu gosto, dando-lhe nova vida.

          


No dia 1 de junho, “Dia da Criança”, serão colocados no logradouro do museu, criando um espaço mais agradável e fresco no verão. 

Todos estão convidados (alunos e respetivas famílias) a observar os seus trabalhos e perceber que fazem parte de algo MAIOR.

     

                     

                                                                      cortesia de Cristina Falcão, docente do 1.º ciclo


EB1/JI da Pícua: campanha solidária "Coração na Rua"

 A EB1/JI da Pícua participou na passada semana, na campanha solidária de recolha de alimentos para a Associação que alimenta as pessoas que moram na rua, "Coração na Rua".


Agradecemos a toda a comunidade educativa a colaboração nesta atividade.
Segue o link desta notícia na página da Associação: https://www.facebook.com/share/p/PA7JSiScCH1ELF4o/

cortesia de Cândida Moita, docente da Educação Pré-Escolar

mundo: Zelensky visita Portugal em busca de apoio

 O presidente da Ucrânia foi recebido esta terça-feira em Lisboa, onde se reuniu com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 


O Presidente ucraniano apelou ao Ocidente para que force a Rússia a fazer a paz "por todos os meios necessários", numa altura em que Kiev exige que lhe seja permitido utilizar armas ocidentais para atacar o território russo. "Os nossos soldados estão a defender-se da ofensiva russa e é por isso que temos de intensificar o nosso trabalho conjunto com os nossos parceiros para conseguir mais: segurança e coerção tangível da Rússia para a paz por todos os meios necessários", declarou Volodymyr Zelensky numa conferência de imprensa em Madrid. Fonte: Expresso

desporto: Cristiano Ronaldo quebra recorde histórico no futebol

Próximo dos 40 anos de idade, Cristiano Ronaldo continua a  quebrar records no futebol mundial. Após marcar dois golos na vitória do Al-Nassr contra o Al-Ittihad, por 4 a 2, CR escreveu o seu nome na história da liga saudita: ele chegou aos 35 golos na competição, atingindo a marca máxima de um jogador numa única temporada da Saudi League Pro. 

Cristiano Ronaldo comemora gol no Al-Awwal Stadium (foto AFP)

Os números não negam: a temporada 2023/24 de Cristiano Ronaldo é histórica. Além dos números expressivos, após o apito final do jogo, o avançado tornou-se o primeiro atleta da história a ser um goleador de quatro grandes ligas diferentes: La Liga, Premier League, Serie A e Saudi Pro League. ☺

saúde: má alimentação está a matar mais do que o tabaco

Para além dos hábitos alimentares inadequados, nas últimas duas décadas também o excesso de peso ultrapassou o tabaco como um dos fatores de risco.

foto: Prudence Earl

A má alimentação está a matar mais do que o tabaco. É o que conclui um relatório da Direção-Geral da Saúde com dados de 2021, divulgado esta terça-feira pelo jornal Público.

De acordo com o documento, os maus hábitos alimentares inadequados contribuíram para 8,3% das mortes registadas em Portugal em 2021. São o terceiro fator de risco que mais contribui para a mortalidade em Portugal, superando o tabaco.

"O elevado consumo de carne vermelha, carnes processadas e sal, bem como o consumo insuficiente de cereais integrais, fruta e hortícolas foram os comportamentos alimentares inadequados que mais contribuíram para que os portugueses vivessem menos anos com saúde, no ano de 2021", lê-se no estudo.

Segundo a diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), Maria João Gregório, citada pelo Público, 10.168 mortes em 2021 podem ser atribuídas aos hábitos alimentares inadequados, que se distribuem pelas doenças oncológicas, cardiovasculares, diabetes e doenças renais como causas de morte.

Para além dos maus hábitos alimentares, também a obesidade ultrapassou o tabaco como um dos fatores de risco que mais contribuíram para a perda de anos de vida saudável e para a mortalidade nos últimos 20 anos.

Entre 2000 e 2021, o excesso de peso registou um aumento de 28% no contributo para a perda de anos de vida saudável e de 14% no contributo para a mortalidade. Fonte: RR

comemoração dos 50 anos ESÁS: abertura oficial às 18h30m

 


A abertura oficial dos 50 anos da ESÁS decorre hoje, pelas 18h30m, no Auditório Manuel Ferreira, na escola sede.

Da responsabilidade do Conselho Geral, este evento pretende marcar oficialmente a data de abertura do ano das comemorações, que culminará a 26 de maio de 2025, 50 anos depois da data consagrada em Diário da República (26 de maio de 1975). 

Para tal, alguns convidados poderão assistir a esta celebração, que terminará com um Porto de Honra, e na qual se saberá qual o lema escolhido para a monografia destas bodas de ouro.

terça-feira, 28 de maio de 2024

escola sede: provas de aferição


Dado que as provas de aferição decorrem em simultâneo com as atividades letivas, é importante esclarecer os seguintes pontos:
- as provas de aferição terão lugar no pavilhão A1, pelo que nos dias 3 e 4 de junho o 9.º ano passará a ter aulas no pavilhão A3.
- o 5.ºano não terá aulas no dia 4 de junho, dia de realização da prova de aferição, e nos dias 3 e 6 no turno da manhã (as aulas manter-se-ão no período da tarde);
- o 6.º ano interrompe as aulas nos dias 3 e 4 de junho;
- o 7.º ano não tem aulas  nos dias 3, 4 e 6 de junho no período da manhã (as aulas manter-se-ão no período da tarde);
o 8.ºano não tem aulas nos dias 3 e 6 de junho, dias de realização das provas de aferição. No dia 4 de junho, não tem aulas de manhã (mantêm-se as aulas da tarde).

Nota explicativa: esclarece- se que a interrupção das aulas do 6.º ano nos dias 3 e 4 de junho só acontecerá no turno da manhã. Nos mesmos dias, as aulas do 9.º ano funcionarão no A3 apenas no turno da manhã.

informação disponibilizada pela Direção

escola sede: Projeto Mobilidade VET - Erasmus+ leva alunos de Turismo a Maratea - ITÁLIA para Formação Profissional

O projeto Erasmus + 2023-1-PT01-KA122-VET -0001451179 - “Engaging Youth in Tourism” proporcionará uma experiência única a 11 alunos das turmas 11º K e 12º L do curso Profissional de Turismo. Os estudantes viajarão para Maratea, na Itália, onde realizarão 100 horas de Formação em Contexto de Trabalho, enriquecendo os seus conhecimentos e habilidades no setor turístico.


        Dia 23 de maio, foi dado um passo significativo  com a realização da segunda reunião entre as partes interessadas, a coordenadora do Projetos Erasmus, Professora Ângela Andrade, a docente responsável FCT Ginette Carvalho, os pais e alunos envolvidos na mobilidade. O encontro serviu para alinhar expetativas, esclarecer dúvidas, apresentar o cronograma detalhado das atividades a desenvolver em Maratea, assim como “descobrir” as empresas parceiras italianas.

Os alunos serão acolhidos por várias empresas locais em Maratea, onde participarão de atividades práticas relacionadas com a área do turismo, como receção hoteleira, animação turística, guias turísticos, F&B e organização de eventos. 

Além disso, os estudantes terão a oportunidade de imergir na cultura italiana, aprimorando as suas competências linguísticas e interculturais. Este projeto Erasmus +, financiado pela União Europeia, tem como objetivo principal promover a internacionalização do ensino e proporcionar aos alunos experiências que vão para além da sala de aula, preparando-os para os desafios de um mercado de trabalho globalizado. Também representa uma oportunidade única para alargar horizontes, potenciando o desenvolvimento de competências interpessoais transversais indispensáveis no mercado de trabalho. 


            A partida dos alunos está marcada para dia 01 de junho, e a nossa expectativa é que voltem com uma bagagem repleta de novos conhecimentos e experiências que enriquecerão não só as  suas carreiras, mas também o seu desenvolvimento pessoal.

       A  comunidade escolar celebra esta conquista e aguarda com entusiasmo os resultados desta iniciativa pioneira no nosso Agrupamento.

cortesia de Ginette Carvalho, formadora dos Cursos Profissionais de Turismo