Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Porto: projeto ReBOOT repara computadores para doar a IPSS

O Projeto ReBOOT, da Câmara do Porto, dedicado à recuperação e doação de computadores, já deu uma segunda vida a 66 dos 336 equipamentos recolhidos. O objetivo é reparar 500 até ao fim do ano, que serão depois entregues às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da Rede Social do Município.

As sessões de capacitação do projeto, realizadas no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, UPTEC, na Asprela, têm como propósito proporcionar formação prática em reparação de computadores. Durante três horas, os participantes têm a oportunidade de aprender a recuperar equipamentos informáticos.

Já consegui reparar dois computadores fixos e aprendi a utilizar uma pen para instalar um sistema operativo”, conta Miguel Rocha, de 17 anos. Motivado pelo gosto pela tecnologia e com intenção de seguir a área, destaca a relevância das sessões. “Agora percebo melhor como funcionam os portáteis e posso arranjá-los”, afirma. Também Filipe Bernardino, técnico de eletrónica de 56 anos, expressa que “é sempre bom ganhar conhecimento”. Apesar de não ter experiência em reparação, decidiu inscrever-se . “À LIPOR, empresa de gestão de resíduos onde trabalho, foram solicitados computadores para reparação. Soube da iniciativa quando vim trazê-los”, revela.

Autarca Filipe Araújo satisfeito

Cada sessão é orientada pela Recycle Geeks, que recebe 12 participantes. “Trabalhamos essencialmente com computadores, mas também com telemóveis e tablets”, conta João Botelho, cofundador da empresa portuense que se dedica a “prolongar a vida útil” de produtos eletrónicos. “Quisemos criar um canal que permitisse que as pessoas doassem esses produtos que ainda têm valor”, acrescenta.

“O balanço é positivo, pois todas as sessões ficaram preenchidas”, assinala Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto. “Este tipo de resíduos não podem ir para os contentores dos indiferenciados e não devem ser deixados na rua”, observa.

Os equipamentos podem ser entregues diretamente às empresas parceiras: LIPOR e European Recycling Platform. Também a empresa municipal Porto Ambiente “oferece um serviço de recolha gratuito ao domicílio”, mediante agendamento pelo número 220 100 220. Fonte: JN 

Sem comentários: