O primeiro-ministro admitiu que as medidas que têm sido adotadas “não são suficientes” e, por isso, o Governo decidiu “estender as regras atualmente em vigor” no combate à pandemia no território continental, determinando ainda uma “medida cautelar” no próximo fim de semana para os concelhos com maior risco.
Para avaliar esse impacto, está marcada uma reunião de especialistas no Infarmed para o próximo dia 12.
"Provavelmente teremos de adotar medidas mais restritivas a partir da próxima semana”.
considera como cenário provável regressarmos “ao conjunto de medidas-tipo adotadas em março”.
No entanto, Costa descarta a hipótese de encerramento das escolas, explicando que “todos os especialistas indicam que não se justifica afetar o normal funcionamento das escolas”.
Cinquenta e seis concelhos de Portugal continental integram a partir desta quinta-feira o nível de risco extremo de contágio por Covid-19, segundo a mais recente lista de níveis de risco divulgada pelo Governo.
“Como medida cautelar, no fim de semana vão aplicar-se por igual, a todos os concelhos com mais de 240 casos por 100 mil habitantes, as regras de circulação entre concelhos e da proibição de circulação na via pública após as 13 horas”, anunciou o primeiro-ministro.
Estas medidas “só não se aplicam em 25 concelhos, em que o número de novos casos é inferior a 240”, explicou António Costa.“Os números de ontem e hoje são muitos díspares daquilo que tínhamos no início da semana, quando tínhamos cerca de 4.500 casos. Houve uma duplicação dos números em dois dias”, observou o primeiro-ministro.
“Temos que ver o que é efeito da maior circulação, o efeito de a maioria das pessoas durante o período das festas terem testado menos”, diz Costa, sublinhando que 91 por cento dos casos são testes realizados antes de ontem e, portanto, “são muito recentes”. @ RTP
Sem comentários:
Enviar um comentário