Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

medidas mais restritivas a partir da próxima semana


O primeiro-ministro admitiu que as medidas que têm sido adotadas “não são suficientes” e, por isso, o Governo decidiu “estender as regras atualmente em vigor” no combate à pandemia no território continental
, determinando ainda uma “medida cautelar” no próximo fim de semana para os concelhos com maior risco.

Para avaliar esse impacto, está marcada uma reunião de especialistas no Infarmed para o próximo dia 12.
"Provavelmente teremos de adotar medidas mais restritivas a partir da próxima semana”.
considera como cenário provável regressarmos “ao conjunto de medidas-tipo adotadas em março”
No entanto, Costa descarta a hipótese de encerramento das escolas, explicando que “todos os especialistas indicam que não se justifica afetar o normal funcionamento das escolas”.
Cinquenta e seis concelhos de Portugal continental integram a partir desta quinta-feira o nível de risco extremo de contágio por Covid-19, segundo a mais recente lista de níveis de risco divulgada pelo Governo.
Como medida cautelar, no fim de semana vão aplicar-se por igual, a todos os concelhos com mais de 240 casos por 100 mil habitantes, as regras de circulação entre concelhos e da proibição de circulação na via pública após as 13 horas”, anunciou o primeiro-ministro.
Estas medidas “só não se aplicam em 25 concelhos, em que o número de novos casos é inferior a 240”, explicou António Costa.“Os números de ontem e hoje são muitos díspares daquilo que tínhamos no início da semana, quando tínhamos cerca de 4.500 casos. Houve uma duplicação dos números em dois dias”, observou o primeiro-ministro.
“Temos que ver o que é efeito da maior circulação, o efeito de a maioria das pessoas durante o período das festas terem testado menos”, diz Costa, sublinhando que 91 por cento dos casos são testes realizados antes de ontem e, portanto, “são muito recentes”. @ RTP

Sem comentários: