Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

cansado da pandemia? oito dicas para evitar a fadiga

Manter uma rotina, separar a vida profissional da pessoal e não descurar cuidados de proteção apesar do cansaço tornam-se aspetos cada vez mais importantes nesta pandemia que teima em não dar tréguas. O PÚBLICO falou com um psiquiatra e analisou os conselhos da Ordem dos Psicólogos para lhe dar algumas sugestões.

Getty images

Com um novo confinamento à vista e após quase um ano de restrições e cuidados redobrados, há quem se sinta cansado e acuse “fadiga pandémica”. Este fenómeno identificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma “reacção natural” à adversidade e incerteza, está relacionada com o desgaste emocional em torno do vírus SARS-CoV-2 e manifesta-se através de um sentimento de cansaço e desmotivação — sobretudo em assuntos relacionados com a covid-19.

Outra das suas características é fazer com que haja quem descure cuidados para se proteger (a si e aos outros) do vírus, havendo quem desvalorize a gravidade da covid-19 e tenha menos vontade de cumprir as medidas de protecção por sentir que de nada servem. Ainda assim, o psiquiatra Pedro Morgado refere que “a verdade é que a esmagadora maioria das pessoas tem aderido às regras e cumprido com os sacrifícios que lhes são pedidos” — e acredita que neste segundo confinamento, se voltará a ter “elevadas taxas de cumprimento”. Com o novo confinamento a entrar em vigor na quinta-feira, o PÚBLICO selecionou algumas recomendações para enfrentar um novo período de isolamento em casa.

Saiba o que é normal sentir, o que é importante fazer e evitar:

1. Saiba que sentir-se cansado e desmotivado é normal

2. É importante manter uma rotina (e ter planos para o futuro)

3. Não descurar cuidados apesar do cansaço

4. O bem-estar deve ser prioridade

5. Evitar álcool, drogas e outros comportamentos abusivos

6. Aprender a desligar, seja das redes sociais ou das notícias

7. Separar o trabalho da vida pessoal

8. Não ter receio de falar ou pedir ajuda

Para mais pormenores, leia aqui

Sem comentários: