Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

JOGAR: as sugestões do Daniel

 “As pessoas não se importam como funciona! Apenas SE funciona”


Será que realmente estamos seguros na internet? Será que devemos confiar nas grandes empresas? Será que nós temos realmente liberdade de informação? Estes temas foram e ainda são alvo de debate especialmente devido a algumas ações tomadas por grandes empresas.

No dia 27 de Maio de 2014 a Ubisoft lançou um jogo com o tema de Cibersegurança onde nos três jogos controlamos ativistas hackers (“Hacktivists”) que lutam contra as empresas que se aproveitam de informações privadas dos seus utilizadores para ganhar a sua custa. Apesar de atualmente (em 2021) já terem sido lançados três jogos, aqui vou apenas abordar o segundo jogo, já que pessoalmente acho o mais interessante.

Watch Dogs 2 foi lançado em Novembro de 2016 para PC, PlayStation 4, Xbox One e Google Stadia. O jogo coloca-nos na perspectiva de um membro da “DedSec”, um grupo de Hacktivists que tem como objetivo expor corrupção pelo mundo afora. O grupo defende e luta pela liberdade de expressão, direitos humanos e principalmente pela liberdade de informação. A "DedSec" também é conhecida por incentivar manifestações pacíficas, invadir canais de televisão para passar os seus anúncios, e utilizar grafites como um meio de tentar atrair mais seguidores. O jogo passa-se em São Francisco e o personagem principal da história é Marcus Holloway, é um rapaz que por causa de um sistema falho criado pela Blume (uma empresa fictícia responsável por criar o ctOS, a infraestrutura tecnológica de São Francisco e Chicago), foi considerado “perigoso”. Ao tentar impedir que Blume crie mais problemas, ele se junta a Wrench, Sitara, Horatio e Josh, membros da DedSec. Ao contrário dos outros dois jogos, Watch Dogs 2 tem uma história e uma ambientação bem mais viva e humorística, o que apesar de algumas pessoas não gostarem, trouxe muitos mais fãs para a franquia. O jogo foi bastante capaz comparado ao primeiro jogo corrigindo alguns erros e adicionando novas mecânicas como a capacidade de utilizar drones, tasers e armas de ar, corridas de karts e muito mais.

A Ubisoft também foi bastante criativa ao esconder OST 's (Soundtracks oficiais) e outras coisas dentro dos ficheiros do jogo. Um dos seus exemplos é a OST que toca enquanto perseguimos o Hacker e DJ defalt durante o primeiro jogo.

No geral acredito que seja um jogo bastante divertido e fez um bom trabalho a incentivar as pessoas a pesquisar mais sobre a segurança digital e a interagir mais com este “mundo” novo.

“A DedSec mostrou-vos a verdade. Façam o que entenderem…”

 Por último, aqui está um vídeo feito por mim que mostra um pouco mais sobre o jogo:

 Mais uma vez, obrigado por acompanharem mais uma rubrica do jornal CRESCER, e não se esqueçam, joguem, leiam, ouçam, vejam e, principalmente, divirtam-se!

Daniel Barbosa (texto e vídeo), aluno de 12º ano

Sem comentários: