Sonic Robo Blast 2 - Num universo diferente...
Várias alterações ao longo de mais de 20 anos (!) resultaram na nova versão do jogo, a 2.2, com novos níveis, personagens, efeitos visuais, entre outras melhorias. Fim da lição de história, como é o jogo por si mesmo?
Bem, para um jogo derivativo, contém amplo conteúdo original e uma jogabilidade simples de entender, mesmo para um jogo que utiliza o teclado e rato. Cada personagem no jogo tem características especiais que se integram perfeitamente no design dos níveis, melhor até do que certos jogos da série original. Existem emblemas para colecionar, que desbloqueiam novos níveis, e medalhas que dão acesso a níveis especiais, fazendo referência a outra série da Sega. Este jogo também beneficia da flexibilidade dos jogos Doom, o que significa que é fácil criar os nossos próprios níveis, personagens, modificações ao comportamento do jogo, entre outros.
Mas acima de tudo, este jogo mantém o aspeto retro de forma incrível, com níveis sempre poligonais e as personagens apenas com imagens bi-dimensionais. Para muitos, este jogo é o que devia ter sido lançado pela Sega para combater os jogos equivalentes da altura, como o afamado Super Mario 64, e apesar de pessoalmente achar que tal pedido seria extremamente difícil de executar (relembro-vos que este jogo tem 22 anos de desenvolvimento, não os meses que a Sega teria para criar este jogo), consigo concordar que este jogo teria sido revolucionário para a altura. E a melhor parte é que, com as alterações corretas, este jogo pode mesmo parecer saído dos anos 90.
Concluindo, este jogo não só mostra o que podia ter sido, mas também o poder que os fãs de uma série podem ter, especialmente considerando que este jogo não só foi a génese dos jogos de Sonic feitos por fãs, mas para alguns, ainda é o ápice da mesma.
Obrigado por acompanharem mais uma rubrica do jornal CRESCER, e não se esqueçam, joguem, leiam, ouçam, vejam e, principalmente, divirtam-se!
João Mendonça, aluno de 12º ano
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