Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

última semana letiva do ano!

in Dicionário Priberam

Está a começar a última semana letiva do ano. Não sei se têm a mesma opinião, mas, a mim, parece-me que o 1º período voou. 

Talvez seja porque todos os dias estivémos na linha da frente, a dar o corpo às balas, para que "tudo" corresse bem. Fazendo figas, tentando escapulir aos amontoados,  procurando motivar os meninos para que as aulas de cem minutos não lhes parecessem eternidades, movimentando-nos entre os pingos da chuva, sorrindo e apoiando toda a nossa prole, esquecendo "as bolhas"...

Agora sobra um enorme cansaço, físico e emocional. Porque estamos quase a chegar ao fim do período, porque comunicámos intensamente com máscara ao longo de três meses, porque conseguimos levar o barco, porque soubémos ser flexíveis a tempo inteiro, porque adaptámos planificações, avaliações e comunicações, porque conquistámos corações, porque nos superámos, porque fizemos o melhor.

Costumo dizer que os alunos são os melhores avaliadores dos seus professores. E acredito mesmo que assim seja, pois quando era aluna bem percebia quem era bom ou mau profissional. Os mais simpáticos nem sempre eram os melhores comunicadores. Também os mais sisudos nem sempre transmitiam mal os conhecimentos. Bons, mesmo bons, eram aqueles professores que conseguiam tudo: que eram amáveis, que nos respeitavam, que explicavam bem, que nos orientavam, que não precisavam ralhar para que nos comportássemos bem, que se entusiasmavam com o que ensinavam, que nos davam asas para podermos voar sozinhos e que, por tudo isso, eram um exemplo.

Hoje perguntei ao Diogo: "Numa escala de 1 a 5 como classificarias o desempenho dos teus professores ao longo deste 1º período?" Ele respondeu: "5". "Ena! Nota 5, já? Logo no 1º período? Não queres pensar melhor?", perguntei. Ele retorquiu: "Não, professora. Nota 5, pois para além de nos ensinarem coisas que não sabíamos, enfrentaram "tudo" num tempo muito difícil, para eles e para nós. Foram um exemplo."

Ponto final.

Manuela Couto, professora

12 comentários:

Luisa Ferreira disse...

Que belo texto! Muito obrigada.

carmen madureira disse...

Enche-nos o coração e a autoestima.
Obrigada Manela.

Unknown disse...

Maravilhoso texto. Obrigada por colocar em palavras o que nos vai na alma.

Rosa Oliveira disse...

Isso mesmo, Manela! Como sempre, traduzes lindamente, com a tua sensibilidade e belíssima escrita, tudo aquilo que cada um de nós, professores, sente! Fico-te muito grata por isso.

Serafim Borges disse...

Lindo!

Izazevedo disse...

Obrigada Manuela, pelas palavras com que falas da vida que partilhamos silenciosamente com os nossos alunos, muitas vezes sem a visibilidade e o reconhecimento merecido.

Fernanda Carvalho disse...

Obrigada colega pelo afago.
Beijinhos

hc disse...

Escreves com alma e tudo fica bonito.
Parabéns pelo lindo texto.

Unknown disse...

Obrigada Manuela
A tua sensibilidade e doçura difratada em cada palavra! Bem hajas por nos afagares a "alma".

Filomena Madureira disse...

Obrigada pelo carinho Manuela, sabe tão bem!

Isabel G. disse...

Como um texto nos enche a alma! Obrigada.
Já agora agradece ao Diogo as suas palavras tão motivadoras.

Cláudia Meireles Brito disse...

Obrigada à Querida e sempre tão Agradável Colega Manuela Coutos e as Todos os Nossos(as) Alunos(as) Diogo(s); Joana(s), Maria(s); Pedro(s), .....!

O Melhor Natal Possível para Todos (as) !