Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Majestic e Guarany, históricos cafés das nossas memórias

 

Ficamos todos mais pobres! Conheçam um pouco da história destes cafés.

Café Majestic
fachada do café Masjetic

Em 17 de Dezembro de 1921 pela autoria do Arquitecto João Queiroz, abriu um luxuoso café, situado na rua Santa Catarina, o local mais central da cidade. Mais do que um café, o Majestic conta a história do Porto. O Porto dos anos vinte, das tertúlias políticas e do debate de ideias. O Porto da "Bélle Époque", dos escritores e dos artistas. Situado na rua de Santa Catarina, avenida pedonal de comércio e passeio da sociedade de então e de agora, iluminava o passeio com a sua decoração Arte Nova.
salão do café Majestic

Lá dentro, inalava-se o perfume dos bancos aveludados e das madeiras envernizadas, confundindo-se os cinco sentidos nos tectos de gesso decorado e abundante espelharia em cristal flamengo. Mármore e metal ligavam-se com requinte inigualável. Nas traseiras a natureza espreitava através do jardim de Inverno, que ligava a rua de Santa Catarina à rua de Passos Manuel.
Nesse dia já distante, o dia da inauguração ficou marcado na cidade. Foram muitos os que se dirigiram para esse ponto da cidade para conhecerem o novo edifício que se incrustava na paisagem arquitectónica portuense. Agradou a intelectuais e boémios mas também às senhoras da melhor sociedade que, em passeio, ali tomavam o chá ou um sorvete. @ Majestic

Café Guarany
fachada do café Guarany

     A 29 de Janeiro de 1933, quando se inaugurou o Café Guarany, o arquitecto Rogério de Azevedo foi o autor da remodelação que contou com a decoração do escultor Henrique Moreira que executou o famoso alto-relevo em mármore do Índio.
salão do café com alto-relevo do índio Guarany

   Guarany, relembra os índios da América Meridional que outrora dominaram a região hoje ocupada pelo Paraguai, Paraná e Uruguai.
   A invocação Tropical do Guarany tem a sua razão de ser numa alusão ao Brasil do século XX como primeiro produtor mundial de café. 
         Na década de 1930 assistiu-se ao surgimento massivo de cafés no Porto. Alguns concentraram-se na Avenida dos Aliados anunciando programas modernos, como o café Sport dirigido a adeptos desportivos, outros apresentavam propostas actualizadas de serviço de café-restaurante em ambiente sonoro. Estes cafés surgem em sequência dos cafés requintados que fizeram voga nos “Anos 20” - época em que o Majestic (1921), dominava retratando a Arte Nova. Foi no contexto renovador da Avenida dos Aliados que em 29 de Janeiro de 1933 se inaugurou o Café Guarany. @ Guarany

Sem comentários: