Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

projeto "Recreio com Arte"


   
Recreio com ARTE”      

Geração EB  de                                     Moutidos


Este projeto (criado no ano letivo 2017/2018) tem como objetivo dinamizar o recreio do almoço da EB de Moutidos com atividades lúdicas/artísticas, proporcionando assim experiências nas áreas da poesia/expressão dramática, do jornalismo e da banda desenhada. Cada dia da semana é dedicado a uma das oito turmas da escola e para o efeito foi já elaborado o calendário do ano letivo 2019/2020.

A terceira geração do projeto arrancou no dia 01 de outubro com a oferta a cerca de 200 alunos.

A ASSOPAIS através de solicitação do próprio projeto assegurou todo o material de desgaste necessário para a sua realização durante este ano letivo.
Valências

a)    Jornal Moutidos NEWS (em papel e em pdf)

a.1)  Objetivos:

. Desenvolver ao longo dos encontros matérias jornalísticas ligadas à escola;
Proporcionar o intercâmbio entre as mais variadas turmas, professores e funcionários da EB de Moutidos;
. Capacitar os alunos para que sejam eles próprios os responsáveis pela escolha das matérias desenvolvidas, bem como pelas fotografias que ilustrarão o jornal.
a.2)  Metas: Publicação Mensal em formato de papel e em formato pdf (distribuído e enviado por e-mail à toda a comunidade escolar)
OBS: Para a participação nesta atividade foi necessária uma autorização do encarregado de educação para o aluno poder ser fotografado;

b)    Academia da Poesia/Expressão Dramática

b.1)  Objetivos:

. Introduzir conceitos básicos de poesia;
. Explorar a criatividade e a sensibilidade dos alunos
. Incentivar o espírito crítico dos alunos através de pequenos vídeos, imagens, músicas e debates que despertem temas para o material poético;
. Introduzir conceitos de Expressão Dramática;
. “O corpo e as mãos que falam”: jogos teatrais.
b.2)   Metas: Algumas poesias produzidas no âmbito desta oficina serão publicadas no Jornal Moutidos NEWS. No final do ano letivo poderá haver um recital de poesias dramatizadas em local apropriado, caso a atividade propicie a criação deste espetáculo. Se houver o apoio necessário poderá ser lançado no final do ano letivo um pequeno livro com as poesias dos alunos.
 c)    Clube da Banda Desenhada
c.1)  Objetivos:
. Despertar o gosto pela Banda Desenhada;
. Incentivar a criatividade;
. Aprofundar técnicas de texto para a elaboração de enredos neste formato;
Fomentar a criatividade artística na elaboração dos desenhos.
b.2) Metas: Algumas “tirinhas” criadas durante o projeto abastecerão o Jornal Moutidos NEWS. Dependendo da adesão a esta oficina a mesma poderá ter uma exposição no final do ano letivo em conjunto com o recital de poesia dramatizado.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De 2ª à 6ª das 13h às 13:45 (exceto nas pausas letivas e no mês de julho) na própria sala de aula dos alunos. A partir da reabertura da Escola funcionará em uma sala própria a ser designada pela coordenação.


Responsável pelas Oficinas: Ricardo Mazzei

Sem comentários: