Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

projeto JI Moutidos a viajar pelo mundo


Descrição

Projeto lúdico com tema central e transversal à esmagadora maioria das atividades realizadas na AAAF do JI de Moutidos durante o ano letivo de 2019/2020 e que terá como pilar as bases do LUDI+.

 Objetivos

Sensibilizar as crianças para a existência de um mundo uno, valorizando o contacto pessoal e afetivo entre os seres humanos e as famílias. Fomentar a tolerância e o respeito em relação a outras culturas, tradições, costumes e origens, bem como em relação à Natureza no sentido lato do termo.

Dar a conhecer as inúmeras maneiras de estar dos mais diversos povos do planeta e demonstrar que TODOS nós fazemos parte deste mesmo mundo e devemos cuidar da saúde do nosso planeta e respeitar e conviver democraticamente com as mais diversas opiniões. Aproveitar a já presente diversidade cultural da nossa escola, fazendo com que as próprias crianças e os pais possam transmitir às outras crianças as mais diversas experiências de vida que trazem consigo.

O objetivo maior é trabalhar as duas questões tão presentes nos dias de hoje: a intolerância cultural e a degradação de recursos do nosso planeta globalizado. É preciso cuidar para que a geração futura tenha respostas mais assertivas e democráticas para estes problemas e que possa potencializar, de facto, toda a diversidade de culturas que possuímos.

Desenvolvimento

Todo o projeto estará inserido nas atividades propostas pelos Animadores, nomeadamente nas competências do projeto mãe LUDI+ (PlenaMente, Play English, Faz & Conta, Sons & Sentidos e Cria & Explora).

Desta forma o tema aparecerá nas mais variadas vertentes e em atividades como o Teatro, o Jornal da Tarde, a Expressão Plástica, a Culinária, a Música, a Ecologia, o Relaxamento, etc.

Público-alvo

Cerca de 45 crianças que frequentam o Prolongamento do JI de Moutidos.

Responsáveis pelo projeto

Estela Maia e Ricardo Mazzei com a colaboração de toda a comunidade escolar.

Parcerias

Câmara Municipal da Maia, Agrupamento de Escolas de Águas Santas, ASSOPAIS Moutidos e outras entidades que serão ainda contactadas consoante a pertinência em determinadas iniciativas.

Duração

De outubro de 2019 a junho de 2020.

Divulgação

As atividades serão divulgadas nos canais habituais: Jornal da Tarde, Portal da Educação da Câmara da Maia, Jornal CRESCER do Agrupamento de Escolas de Águas Santas e através da lista de e-mails da AAAF JI Moutidos.


cortesia de Ricardo Mazzei

Sem comentários: