Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2024

matrículas escolares: prazo estendido até 5 de julho

Atualização foi anunciada numa altura em que são reportados “fortes constrangimentos” no Portal das Matrículas, dado o “elevado número de acessos” à plataforma, explica a tutela num comunicação emitido ao início da noite desta quarta-feira.  

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação decidiu prolongar até 5 de julho o prazo para a renovação de matrículas do 6.º ao 9.º anos e 11.º ano.

Porém, no Portal da Queixa podia ler-se, em comunicado “Site inoperacional, erros constantes, dificuldades no acesso à página e má experiência para o utilizador são algumas das queixas dirigidas ao Ministério da Educação. Há pais que estão há cinco dias a tentar efetuar as matrículas ou a renovação”. (parágrafo daqui)

“No seguimento dos problemas registados durante as matrículas para o ano letivo de 2023/24, o Governo anterior adjudicou, apenas em fevereiro de 2024, à OutSystems e à Babel o desenvolvimento de uma nova plataforma, tendo estas duas empresas iniciado os trabalhos em março, quando a 1.ª fase das matrículas estava agendada para decorrer entre 15 de abril e 15 de maio de 2024. Durante aquele período decorreu o prazo para as matrículas para o Pré-Escolar e para o 1.º ano do Ensino Básico, tendo sido na altura detetados problemas com a plataforma, apesar do registo de mais de 150 mil matrículas.”, refere o Ministério na mesma nota.

O gabinete liderado por Fernando Alexandre assegura que “os técnicos do Instituto de Gestão Financeira da Educação, que gere o Portal das Matrículas, estão a trabalhar com as duas empresas responsáveis pela plataforma para solucionar os problemas e constrangimentos detetados, com a maior brevidade possível”.

A renovação de matrículas do 6.º ao 9.º anos e do 11.º ano começou no dia 22 de junho e deveria terminar esta sexta-feira, dia 28 de junho.

Numa altura em que seriam esperadas mais de 100 mil matrículas, às 17h30 desta quarta-feira estavam registadas apenas 19.920. Fonte: Sapo

Sem comentários: