Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 14 de junho de 2024

até já, professora Eduarda Ferreira!

Hoje foi mais um dia feliz na ESÁS!

professora Eduarda Ferreira

No dia do exame nacional de Português de 12.º ano, a professora Eduarda Ferreira, docente de Português,  deu a última aula da sua carreira. Este ano não lecionou o 12.º ano, pois acreditava que poderia ir mais cedo para casa e não quis assumir essa responsabilidade. Ficou com turmas de 10.º e 11.º ano e, contra todas as expectativas, ficou até ao fim das aulas. Meninos sortudos estes que a tiveram como professora! E meninos sortudos todos os outros que lhe passaram pelas mãos.

Se há consenso quanto à opinião que os outros têm sobre alguém é em torno da professora Eduarda.

Competente, ágil, cumpridora, rápida, assídua, solidária, amiga, dedicada, madrugadora, trabalhadora, obediente, constante, atenta, empenhada, brilhante... Enfim, um mar de adjetivos que a definem como uma Senhora Professora distinta, humilde e ímpar.

Na sala de trabalho dos professores, depois da última aula, foi recebida com um caloroso aplauso oferecido pelos colegas do grupo disciplinar de Português e por outros de outras disciplinas, que puderam estar e que, de uma forma singela, quiseram oferecer-lhe flores, abraços, beijos e carinho... e com ela partilhar um bolinho.

Também lhe dedicaram um poema, cujo refrão - dito por todos em tom reivindicativo - repetia "É minha... é minha... é minha a formiguinha." 

professora Eduarda Ferreira

E a professora Eduarda agradeceu. Conforme está na vida, também esteve hoje. Nunca se referiu ao que fez ao longo da carreira, antes ao que lhe ofereceram. E agradeceu à escola, que vê como uma "segunda casa", onde trabalhou desde 1986, onde viu os seus filhos crescer como alunos e onde agora se aposenta.

O senhor Diretor dirigiu-lhe palavras inequívocas de reconhecimento profissional e pessoal e referiu ainda o seu importante papel como membro coordenador do jornal CRESCER.

Pois é, a professora Eduarda Ferreira agradeceu à escola, mas nós todos (todos, todos, todos) é que lhe agradecemos por TUDO e por TANTO!

Até já, professora Eduarda! 

Já sabe que nos vai fazer muita falta. Desejamos-lhe muita saúde para poder usufruir da tão merecida aposentação.


4 comentários:

Glória Vieira disse...

Muita saúde para poder usufruir da tão merecida aposentação. Um abraço apertadinho, Professora Eduarda.

Aurélia Domingos disse...

Amiga, mereces todos os adjetivos que usaram no Crescer e muitos mais.
És um exemplo que dignifica a nossa classe. You're Six out of five stars. Fazes parte do Quadro de Honra e de Excelência da ESAS. PARABÉNS

Ilda Anjos disse...

És tudo isto e muito mais, Eduarda. És um exemplo de profissional e de mãe.
Até sempre!...

António Portela disse...

Olá Eduarda,
Já tive oportunidade de te dizer pessoalmente, mas nunca é demais reafirmar a minha admiração pela tua entrega, competência e profissionalismo que demonstraste na tua carreira e que servirá de exemplo a muitos de nós.
Grande abraço.