Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 14 de maio de 2013

astronauta despede-se do espaço com versão de David Bowie

O canadiano Chris Hadfield despediu-se do comando da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) com um feito inédito. Ele foi o primeiro homem a gravar um videoclip no espaço, a bordo da plataforma localizada a mais de 400 quilómetros de distância da Terra.
O astronauta de 53 anos fez uma nova versão da música Space Oddity, alterando alguns trechos da música lançada em 1969 por David Bowie. A letra faz alusão ao lançamento ao espaço de um astronauta fictício, major Tom, e traz diálogos entre ele e a torre de comando na Terra.
"Com todo o respeito ao génio de David Bowie, aqui vai Space Oddity, gravada na ISS. Um último vislumbre do mundo", escreveu Hadfield  no Twitter neste domingo (12). Em menos de um dia, o vídeo já tinha sido visto quase 2 milhões de vezes no canal oficial do astronauta no YouTube.
No lugar da recomendação das "pílulas de proteína", Hadfield escuta ordens para "trancar a escotilha da Soyuz", nave russa usada pelos astronautas para chegar ou sair da ISS.  Ele também altera outros trechos em nome de uma versão mais pop, e não menciona que os "circuitos de Major Tom estão pifados" nem se despede com tristeza de sua mulher, como marca o fim da letra original de 1969. 
A voz e o solo de viola foram gravados diretamente da ISS, mas a mistura foi feita por uma equipe na Terra, com supervisão dos seus filhos.  No clip de cinco minutos, o canadiano flutua, gira a sua viola e observa o espaço pelas janelas dos módulos, tudo ao ritmo mais lento, devido à sensação de gravidade zero da plataforma orbital. 

2 comentários:

Pedro disse...

É fantástico! E não é que o astronauta canta tão bem quanto o Bowie!!!

the girl in the other room disse...

que maravilha:)