Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 28 de maio de 2013

Mia Couto vence prémio Camões


O Prémio Camões foi atribuído esta segunda-feira a Mia Couto, disse a Secretaria de Estado da Cultura. O anúncio do vencedor foi feito no Rio de Janeiro, Brasil, onde o júri se reuniu.
Mia Couto é o vencedor da 25.ª edição do prémio, que distingue um autor da literatura portuguesa.
O escritor moçambicano Mia Couto mostrou-se surpreendido por ter sido o vencedor, tendo ficado "muito feliz" com esta distinção, num dia que, revelou, não lhe estava a correr de feição.
"Recebi a notícia há meia hora, num telefonema que me fizeram do Brasil. Logo hoje, que é um daqueles dias em que a gente pensa: vou jantar, vou deitar-me e quero me apagar do mundo. De repente, apareceu esta chamada telefónica e, obviamente, fiquei muito feliz", avançou à agência Lusa Mia Couto, sem adiantar as razões.
Mia Couto disse que "não esperava" ser distinguido com este prémio e acrescentou: "Não espero nunca uma coisa destas. Tenho com os prémios uma relação de distância, não de arrogância, mas pensando que não vale a pena olhar para eles porque a gente trabalha por outra razão, que são outros prémios mais importantes que este".
Mia Couto reforçou que "um escritor ou qualquer outro artista que começa a piscar o olho a um prémio fica cego", brincando com o nome do galardão com que foi hoje distinguido ao acrescentar que, quem o faz, "tem o olho como o Camões". @JN

Sem comentários: