Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

mais de 70 milhões de jovens desempregados no mundo

Portugal é o terceiro país da OCDE com mais desemprego jovem. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) fala numa geração perdida.
A OIT teme que o desemprego jovem, que não pára de aumentar em quase todo o mundo, esteja a criar uma geração de jovens em perigo que pode nunca encontrar um emprego decente. O alerta surge num relatório sobre o fenómeno que revela que existem no mundo 73,4 milhões de jovens, com menos de 24 anos, desempregados.
O problema não pára de crescer e afeta várias regiões do planeta, mas ainda mais a Europa do Sul. Portugal é o terceiro país da OCDE com mais desemprego jovem, apenas atrás da Grécia e da Espanha.
Em Portugal o desemprego entre quem tem menos de 24 anos quadruplicou na última década, chegando aos 38,7% em 2012, três vezes a média mundial que se fica pelos 12,6 por cento.
A OIT está muito preocupada com um fenómeno que não se fica por Portugal, não deve diminuir tão cedo e alerta que os jovens foram os mais afetados pelas múltiplas consequências da crise financeira que começou em 2008.
O relatório deixa outro aviso: a falta de trabalho para os mais novos pode sentir-se durante décadas e criar uma geração em perigo de nunca encontrar um trabalho decente. Por outro lado, quem tem emprego cai muitas vezes em trabalhos precários ou informais e tem de aceitar piores condições do que tinham os pais. @ TSF

Sem comentários: